Apresentação

“Elaza”, é um nome diferente, não é?

O meu nome é de origem hebraica e foi escolhido pelos meus pais durante as suas leituras da Bíblia. Elaza, significa “Deus fez”, embora a escrita e a pronúncia do meu nome, sejam bem simples, muitas pessoas, costumam modificá-lo imediatamente ao ouvi-lo pela primeira vez. Já fui chamada de Eládia, Eulália, Elara, Eliza, Elaisa, Elabria, e muitos outros nomes que eu não consigo lembrar agora, até de Eutanásia já me chamaram...rs.

Eu sou casada, tenho duas filhas e tive o privilégio de poder escolher educá-las pessoalmente. Falo isso porque quando me casei, eu trabalhava na área comercial de uma empresa, e estava prestes a ser promovida a gerente, porém não era algo que estava alinhado com o meu propósito de vida. Meu desejo era mesmo ficar em casa e ter filhos, parece meio louco em tempos de mulheres lutando por empoderamento, né? Mas eu fiz essa escolha. Meu marido ganhava o suficiente pra termos uma vida confortável, nós entramos em acordo, e eu não tive dúvida, pedi demissão, e me dediquei ao que fazia mais sentido naquele momento. E realmente foi muito bom poder me dedicar ao meu casamento, e acompanhar de perto o desenvolvimento das nossas filhas.

Quando elas já estavam, uma com 15 e a outra com 10 anos, eu decidi voltar a estudar.

Nessa época comecei a minha graduação em psicologia. Escolhi esse curso na intenção de adquirir conhecimento técnico, a fim de enriquecer o trabalho que eu já desenvolvia nas igrejas, o aconselhamento Bíblico. Eu sempre gostei de ouvir as pessoas, de acolhê-las nas suas dores, e de ser alguém confiável, e capaz de guardar segredos. Não para ser conivente ou cúmplice de erros, mas para dar a oportunidade às pessoas de confessarem seus medos, suas fraquezas, e ajudá-las a superarem momentos difíceis, de confissão, arrependimento e perdão. Porém ao longo do tempo verifiquei que existiam algumas questões trazidas para o aconselhamento bíblico que apontavam para a necessidade de buscar um atendimento profissional especializado como o da psicologia.

Psicologia, não é aconselhamento, é uma área da ciência que estuda a saúde mental, e como tal, tem o seu aporte teórico, tem seus protocolos, e seus modos de intervir na vida do ser humano. Área essa que pode e deve ser ocupada também por cristãos. E sim, ela pode somar, contribuir e nos ajudar a estarmos muito mais equilibrados e em harmonia, para fazermos aquilo que mais desejamos: vivermos saudavelmente a nossa fé.

Como abordagem terapêutica de base eu trabalho com a Terapia cognitivo-Comportamental, uma das abordagens que têm maior comprovação científica de eficácia, por atuar tanto nos aspectos cognitivos (pensamentos e emoções), como na mudança de comportamento, com foco na resolução de problemas. E como complementar baseio-me na logoterapia, uma abordagem focada na busca de sentido.

Além do meu amor por Deus, família, aconselhamento Bíblico e Psicologia, tenho ainda uma paixão por girafas, não sei exatamente porquê, mas elas me fascinam. Talvez seja porque eu não achei suficiente ter um nome exótico, escolhi também um animal pouco comum pra me encantar. Para uma pessoa extremamente discreta, acho que já falei bastante sobre mim nesse texto.

Eu sou Elaza, e acredito que Deus me fez com o propósito de cuidar dos meus semelhantes, através do meu ofício, para que o seu nome seja glorificado.

Ao Deus da minha vida, toda honra, toda glória e todo louvor. Porque Dele, por Ele e para Ele, são todas as coisas. A Ele a glória eternamente, amém.

Formação acadêmica

Psicóloga clínica

Graduada pelo Centro Universitário Estácio do Ceará.

Cursos e Certificações

 

  • Terapeuta cognitivo-comportamental;
  • Formação em transtorno ansioso e depressivo pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Experiência

  • Atendimento clínico;
  • Mediação de conflito;

Depoimentos e avaliações

Usuário avaliou em 05 de Novembro de 2020
Usuário avaliou em 08 de Setembro de 2020

Conhecimento e empatia!

Usuário avaliou em 16 de Julho de 2020
Dra. Elaza é uma profissional incrível. Ótima ouvinte e conduz a consulta de uma forma muito leve.