Apresentação
Olá! Meu nome é Kamilla Kleine, sou formada em psicologia a 6 anos, tendo meu próprio consultório a mais de 2 anos. Comecei atuando com a abordagem Cognitivo-Comportamental, que entende que é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa. Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, entre outros. Além disso, a Terapia Cognitivo Comportamental auxilia nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.
Depois de vários outros cursos, como o de Terapia de Casal, me encontrei na terapia EMDR, que significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares, porque permite o reprocessamento de lembranças difíceis e dolorosas através da integração do conteúdo neuronal nos dois hemisférios cerebrais. O EMDR foi desenvolvido para tratar desordens do tipo TEPT- Traumas de estresse pós-traumático, como resultantes de abusos sexuais ou estupros, assaltos, violência, sequela de guerra e de desastres naturais, mortes traumáticas, etc. Os diagnósticos que melhor respondem ao tratamento com EMDR são justamente as fobias e desordens de pânico, já que os transtornos de ansiedade estão associados a vivências traumáticas (“sensação de perigo”) congelados em redes neuronais. Muitas pessoas recuperaram a capacidade de andar em avião sem estresse, subir elevadores, submeter-se a exames de ressonância magnética; perderam medo de piscina/mar, de baratas ou sapos… a lista é enorme!
E depois do EMDR, conheci sua evolução, o Brainspotting, sendo a única psicóloga de Balneário Camboriú que aplica a técnica. O Brainspotting oferece uma ferramenta auxiliar dentro da relação clínica para que se possam localizar, enfocar, processar e liberar experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente do paciente, de sua capacidade cognitiva e, até mesmo, sua capacidade linguística. Este método atua em áreas profundas e primitivas do cérebro, permitindo acesso direto aos sistemas autonômico e límbico do sistema nervoso central. Essa focalização ativa no paciente reações adaptativas de equilíbrio e sobrevivência em relação aos temas trabalhados. Trata-se de um instrumento/tratamento com consequências positivas e ecológicas nos níveis psicológico, emocional e físico.