Apresentação
Quem Sou
Sou Psicóloga formada pela UFF – Universidade Federal Fluminense, com formação especializada em Clínica Psicanalítica. Tenho também especialização em Psicologia Positiva e atualmente estou ingressando no mestrado em Psicologia Social junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), onde o foco da minha pesquisa são os dispositivos possíveis na construção de uma clínica transdisciplinar para o tratamento e prevenção de sofrimento psíquico.
Áreas de interesse e pesquisa incluem Psicoterapia de Grupos, Práticas Corporais em Psicoterapia, Arteterapia, Esquizonálise, Estudos de Gênero e Sexualidade, Saúde de Mulher, Direitos Reprodutivos, Parentalidade e Educação, Desenvolvimento Infantil.
Sou facilitadora de grupos e círculos de mulheres no modo presencial, e ofereço psicoterapia online para adolescentes, adultos e idosos a partir dos referenciais da psicanálise e da psicologia positiva, com foco no desenvolvimento humano e no gerenciamento das emoções.
Para saber mais, visite meu site no Wordpress:
Lara Taborda - Psicoterapia & Bem estar
Ou meu perfil no Instagram:
@florescerpsionline
@laratabordapsi
Missão:
Oferecer e promover espaços de escuta e cuidado, através do meu conhecimento em psicologia, a todxs que buscam seu desenvolvimento pessoal e saúde integral.
Email: laratabordapsi@gmail.com
Telefone: (22) 99978-2259
Formação acadêmica
Graduação em Psicologia - UFF- Rio das Ostras, RJ em 2014
Especialização em Psicanálise - Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, Macaé RJ (2015/2016)
Especialização em Psicologia Positiva - Curso Online oferecido por Ponto Mutação, Porto Alegre, RS (2016)
Para maiores informações, consulte meu Currículo Lattes:
Experiência
Trabalho com grupos terapêuticos e atendimento psicoterpápico individual desde o estágio obrigatório de formação, o qual foi cumprido em um Ambulatório Público de Saúde Mental, ligado à Rede de Atenção Psicossocial do município de Rio das Ostras, RJ.
Atendo em consultório particular desde 2015, trabalhando com psicoterapia individual e conduzindo grupos. Desde 2017 estou à frente do Florescer Espaço Psi como responsável técnica, oferecendo workshops e cursos de formação continuada para profissionais de psicologia, promovendo eventos de divulgação da Psicologia e de temas relevantes à prevenção e cuidado em saúde mental.
A atuação na clínica inaugurou as possibilidades para aprofundar outros sentidos da Psicologia em minha trajetória, que envolvam a escuta e a disponibilidade necessárias para que se coloque em prática dispositivos de cuidado, de cuidado de si e do outro. Meu trabalho hoje tem como base certa visão da vida e do mundo, advinda da minha formação e também de minha trajetória pessoal, uma noção integral de saúde que não se resume à ausência de sintomas ou de patologias, mas que pode ser entendida como a capacidade do organismo, do corpo, do ser, de criar suas próprias normas, reinventando-as. Acredito que é possível florescer, no sentido mais literal da palavra, e viver nossas potencialidades de forma plena. Florescer é também o nome do meu blog, onde você vai encontrar textos autorais sobre diversos assuntos, publicados originalmente em jornais online e físicos nos quais eu colaboro como colunista.
Gosto de trabalhar com grupos, considero o grupo psicoterapêutico um instrumento potente de transformação, afinal o trabalho do cuidado é sempre construído coletivamente. No entanto, a prática de psicoterapia individual também é minha área da atuação, pois afinal onde dois se encontram já é grupo, não é mesmo?
Acredito que a clínica só se dá nos encontros, na disponibilidade do acolhimento e da escuta humanizada, no aumento da potência dos indivíduos para enfrentarem suas questões, e que o fazer clinico é sempre um caminho, um mapeamento de territórios incertos, mas que deve levar o cuidado de si e a saúde integral da pessoa como direção. A psicoterapia online, a meu ver, oferece as condições necessárias para que encontros genuínos aconteçam e, apesar de suas particularidades, se coloca como uma alternativa de ampliação do alcance da psicologia a todos que dela necessitem. Apesar de mediada por uma tela, a escuta terapêutica se dá da mesma forma e é possível que se estabeleça uma relação terapêutica efetiva para ambas as partes. Venho estudando, pesquisando, me capacitando e experimentando a psicoterapia online já há algum tempo, pois acredito que este formato vem crescendo em interesse e importância no cenário global, e precisamos nos adequar às demandas do mundo contemporâneo.
Desde o início da formação desejei atuar na área da Saúde Mental, trabalhando com a clínica na esperança de construir coletivamente estratégias de enfrentamento ao sofrimento e adoecimento que vemos aumentar a cada dia na sociedade, nas nossas relações, no mundo. Foi inevitável a aproximação com as questões de gênero e sexualidade e com o universo feminino, por empatia, pertencimento, identificação.
A convivência com as mulheres e o universo feminino (o qual não se define pelo sexo biológico) e imensa diversidade das questões que me atravessam a partir destes, me faz pensar que a atuação do terapeuta está para além do espaço tradicional do consultório. Vivemos um tempo de multiplicidade e escassez de espaços de troca, de forma que os encontros terapêuticos podem se dar fora do contexto tradicional, integrando outros elementos, inclusive os espaços virtuais.
Na vida, nas relações, tecemos nossas redes, e meu trabalho é facilitar e fomentar a construção destas conexões utilizando meu conhecimento e experiência em psicoterapia, e também em outras áreas, construindo uma abordagem transdisciplinar. Além dos atendimentos psicoterápicos individuais, trabalho também com psicoterapia em grupo e organização de rodas de conversa, grupos de convivência e de trabalho com arte, artesanato e formas diversas de expressão para mulheres de todas as idades que estejam interessadas em construir, coletivamente, um olhar de cuidado para si mesmas, suas famílias e a comunidade onde estão inseridas. Pretendo, com minha atuação profissional, não apenas acolher mulheres em momentos de crise mas também, e principalmente, oferecer uma aliança a todxs aquelxs que estiverem dispostos a embarcar em sua jornada pessoal de busca por saúde e formas de viver plenamente.