Apresentação

Olá! Meu nome é Lyllian Teles Lopes Costa, sou psicóloga CRP-15/5812. Tenho como abordagem de atuação a Gestalt-Terapia. Você sabe o que significa? Considero importante falar um pouco da abordagem aqui, pois ela diz muito sobre como o (a) terapeuta atua. Sendo assim, isso pode te ajudar a entender melhor o meu trabalho.

A Gestalt-Terapia, abordagem desenvolvida principalmente pelos psicoterapeutas Fritz Perls e Laura Perls, parte de um princípio humanista de compreensão do ser humano, considerando-o como uma totalidade indivisível que vai muito além da soma das partes. Sendo assim, como terapeuta busco compreender cada pessoa a partir dela mesma, considerando que sua subjetividade vai muito além de um sintoma ou situação em específico.

A Psicoterapia se destina a todos aqueles que buscam lidar de maneira mais saudável com as situações em seu cotidiano e com a vida de modo geral. Todos nós, em algum momento, precisamos lidar com situações que, de alguma forma, podem se mostrar dificultosas ou até mesmo adoecedoras e, o auxílio técnico e profissional, muitas vezes, pode vir a prevenir um desgaste emocional que poderia ser melhor elaborado, se oferecidas as condições necessárias à pessoa.

Além de auxiliar na forma como lidamos com os conflitos, a psicoterapia se configura como um espaço de acolhimento (por meio da escuta qualificada), de expressão subjetiva pessoal, de não julgamento, de troca/contato e, principalmente, de conscientização e autoconhecimento. Ressalta-se, ainda, que é dever do psicólogo (a) manter a ética e o sigilo profissional – princípios resguardados pelo Código de Ética do Psicólogo.

Uma vez psicóloga, aprendi a colocar todo e qualquer julgamento entre parênteses (---), enquanto me disponho a enxergar o outro (e o mundo) tal qual ele é – em sua manifestação mais pura e genuína.

Enquanto pessoa, fazer esse movimento de empatia e compreensão do outro é mais fácil quando se reconhece que o outro vivencia (e lida com) a vida de uma forma diferente da minha. Como psicóloga, por sua vez, é impossível ignorar isso. A empatia, nesse sentido, vem a ser um princípio ético. Como já disse Carl G. Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

Diante disso, guardo esse princípio como um emblema. Amo muito a profissão que me escolheu e meu propósito de vida, como psicóloga, é auxiliar as pessoas na potencialização de uma maior saúde mental e emocional, através da ampliação do autoconhecimento e inteligência emocional. Tudo isso, por uma nova forma de interagirmos no mundo.

Diante disso, se me permitir conhecer a sua história, será uma honra te acompanhar nessa caminhada rumo ao crescimento e realização pessoal.

    

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia - Formação de Psicóloga - pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Cursos e Certificações

  • Formação em Psicologia Positiva e Inteligência Emocional pelo Instituto Invictus;
  • Curso Transformações em Saúde; tecnologia, carreira e vida pelo SECAD;
  • Curso Saúde Mental: Manejo dos Transtornos de Ansiedade pelo SECAD;

Experiência

  • Atendimento psicoterápico;
  • Habilidade no manejo das emoções através de intervenções tradicionais e/ou breves/focais baseadas numa compreensão biopsicossocial da pessoa.
  • Suporte técnico-profissional para trabalhar com psicoeducação, estimulação neurossensorial e psíquica visando o desenvolvimento cognitivo, otimização do contato, psicomotricidade, autoconsciência (awareness) e movimento.
  • Atendimento ao  estudante em sofrimento psíquico;
  • Atendimento a pais e cuidadores de pessoas com deficiência e/ou transtorno mental.