O retorno as aulas esse ano vem acompanhado de uma pitada a mais de incerteza, medo e ansiedade.
Pais e filhos têm aguardado há semanas, quem sabe até meses, para saber como seria seu ano escolar em 2021; expectativa gerada pelas aulas online impostas a todos com a pandemia do covid-19.
Contudo, independente do retorno as aulas se dar no formato presencial, online ou mesmo híbrido (online e presencial), destacamos aqui a importância de olhar com muita atenção aos estudantes e suas famílias.
Nos anos anterioroes esse início de ano letivo trazia consigo sim medos e ansiedades, mas pautados na nova escola, novos amigos, novo ciclo escolar, e expectativas que pais e alunos tinham para aquele ano.
Esse ano as incertezas estão vinculadas ao desconhecido, pais e alunos viveram no último ano o que acreditavam, em sua maioria, ser algo possível somente num futuro muito distante. Foi lhes imposto um formato de trabalho e estudo que acontecia em casa, sem opções, exigindo que se adaptassem não somente ao online, mas também a estar distante de amigos e familiares com quem conviviam diariamente.
Hoje, a ansiedade para reencontrar amigos é visivelmente grande, mas está acompanhada do medo de como isso acontecerá.
Percebe-se um misto de emoções em todos, por um lado o desejo do retorno ao presencia cresce a cada dia, e, por outro lado, cresce com ele o medo de como isso acontecerá e se de fato será seguro para todos.
Se você têm se sentido ansioso com o retorno das aulas de seus filhos não se sinta só, todos nós, pais e mães, nos preocupamos e estamos tentando compreender o que é de fato melhor. Aqui não há respostas prontas, mas uma busca constante de oferecer aos filhos o melhor dentro do que nos é permitido em cada momento.
Então, algumas dicas podem ajudar a lidar com toda essa ansiedade:
- Mantenha-se informado sobre as atualizações referentes a pandemia do covid-19 em sua região, sempre de forma equilibrada, para que isso não tome conta de toda sua vida.
- Procure se informar na escola em que seu filho está matriculado como se dará o retorno das aulas, quais os protocolos de segurança e estrutura que tem preparado na unidade escolar, como está o projeto pedagógico e social para atender seu filho esse ano.
- Converse com seu filho sobre a pandemia e o retorno as aulas, compartilhe com eles informações necessárias (sempre respeitando sua idade e compreensão), ouça o que ele tem a dizer sobre o assunto.
- Esteja atento para acolher seus medos e anseios sem julgamentos.
- Prepare ai na sua casa, no caso do ensino online, um cantinho aconchegante, iluminado e tranquilo para que seu filho estude enquanto estiver em casa.
- Estabeleça uma rotina não só de estudos mas com as atividades de seu filho, para que ele, ainda que estudando em casa, tenha tempo para o lazer, para as tarefas e para as aulas.
- Converse com pessoas de sua confiança sobre seus medos e anseios.
- E sempre se lembre que você está oferecendo ao seu filho a sua melhor versão nesse momento.
Acredite, você não é a única preocupada com o retorno das aulas, sentindou-se insegura e sem saber ao certo qual o melhor caminho. E tudo bem, não há problema, pais não são perfeitos e nem detentores de todo conhecimento, mas amam intensamente seus filhos ao ponto de diariamente se dedicar a ser cada vez melhor par eles.
Até mais,
Natália Bianchini
Conteúdo relacionado
Nunca Mande Seu Filho Engolir O Choro
Pedir para a criança engolir o choro normalmente significa intenção de colocar limites. Mas será que essa é a forma mais saudável de se fazer isso?... continue lendo
Entenda O Bullying
Não espere, denuncie, quanto mais demorar para tomar uma atitude, pior será a consequência para quem sofre...... continue lendo