Falar sobre adaptação significa falar sobre mudanças. Mas quando essas mudanças nos causam dificuldades de adaptação? O que podemos fazer?
Bem, antes de mais nada é importante compreender os processos que giram em torno de uma determinada adaptação, e que se não ajustados corretamente, acabam por gerar tal dificuldade.
O termo dificuldade de adaptação quer dizer problema em habituar-se às mudanças bruscas de vida, e que dessa forma estejam gerando uma angústia muito grande na gente. Podemos citar, a dificuldade de adaptação geográfica, ou seja, que por motivos diversos, seja trabalho, família ou até mesmo desejo, você tenha sentido a necessidade de mudar para outra cidade, estado ou país.
No processo dessa mudança muitos pontos da nossa vida precisam ser reajustados, a exemplo do ambiente de trabalho, nova residência, novos alimentos, ciclo social, cultura, relacionamentos afetivos, enfim, uma nova e totalmente diferente rotina.
É natural que toda mudança necessite de um período de adaptação, e isso realmente pode ser difícil. Mas se percebido e observado, cuidadosamente, pode ser tratado diminuindo os sintomas decorrentes desse processo, como a ansiedade desajustada, transtorno de ansiedade, fobias, estresses, problemas de relacionamento, pânico e depressão.
Existe uma reação esperada a cada mudança e que requer reajuste para que a homeostase se estabeleça. Podemos chamar tais sintomas gerados de “saudade de mim”, sendo esses sintomas decorrentes do estilo de vinculação já existente no nosso ciclo. Porém mesmo depois da homeostase encontrada, nosso organismo não continuará do ponto que partiu, mas sim a partir de um outro nível adaptativo.
Com isso, na visão adaptativa, é possível dizer que a ansiedade, estresse e depressão são resultados de adaptações improdutivas, sendo possível dizer que o crescimento é proporcional, ou seja, quanto maior a dificuldade de adaptação, maior a probabilidade de desenvolver a depressão.
De forma, que cultivar alguns dos seus hábitos anteriores, como encontrar um jeito de conversar com velhos amigos, ler um bom livro, fazer dos momentos sozinho um momento de solitude, podem fazer com que tenha um processo de readaptação mais favorável.
Quer saber mais? Acesse: https://psicoclique.com.br/flaviany-leonardo-da-silva-54328
Um xêro!
Flaviany Leonardo
CRP 03/21426
Conteúdo relacionado
Morando Fora Do Brasil: Quais Dificuldades Emocionais Podem Surgir?
Quais emoções podem aparecer ao longo da experiência de morar fora (em outra cidade, estado ou país) e como estar mais preparado para lidar com esses sentimento... continue lendo