https://www.instagram.com/stories/highlights/17855105291142401/ 

 

 

       Em uma companhia, o Psicólogo tem a incumbência de desenvolver métodos que beneficiem o ambiente de trabalho, agregando os seus conhecimentos em psicologia aos subsistemas de Recursos Humanos como na seleção de pessoal, no treinamento e desenvolvimento e no clima organizacional.

       É necessário que o Psicólogo organizacional esteja envolvido com o negócio da empresa, atue em pareceria com a equipe de executivos da organização, sendo um executivo da área de pessoas. Muitas vezes é preciso nortear os colaboradores e fazer que compreendam a cultura organizacional, possibilitando que alcancem os níveis excelentes de qualidade. 

       O Psicólogo que atua em empresas não deve se distanciar da sua essência que é o estudo do comportamento humano. Às vezes, com a correria do dia a dia e com a pressão no trabalho, o profissional pode se deixar levar pelos conflitos provocados pelo sistema da instituição. Nesse momento, é hora de parar e refletir sobre o seu papel para conseguir agir com habilidade. Nem sempre é fácil, mas é uma questão de posicionamento.

       A percepção cuidadosa do Psicólogo na organização é o que o diferencia dos demais profissionais da área de Recursos Humanos. Afinal, cuidar de pessoas é muito mais do que contratar, treinar e acompanhar. Significa olhar para as suas frustrações, as suas expectativas e os seus sentimentos.

 


Ver mais artigos publicados por Paula Malaquias


Conteúdo relacionado