Eles até reclamam, mas quando alguém oferece terapia, justificam que não podem porque não tem tempo, ou não tem dinheiro (mesmo tendo). Às vezes, mesmo o psicólogo oferecendo o atendimento a um preço simbólico o paciente arranja um jeito de não fazer o processo.

Não ter tempo, não ter dinheiro, na verdade, pode ser desculpa para não aceitar ajuda. E o cliente faz isso por vários motivos. Vou falar trazer razões principais. 

A primeira é não estar pronto para mudar sua vida. Sabe, é uma relação de amor com o problema. Alguns chegam a verbalizar: ‘ninguém tira esse problema de mim’. 

A segunda razão é que eles nem conseguem ver o problema. Aquilo já acontece há tanto tempo que a pessoa vê isso com normalidade. Às vezes, as pessoas que convivem com seu potencial cliente, até reforçam a ideia de que isso não seja um problema.

A terceira razão é que o cliente não sente que o profissional possa realmente ajudá-lo. Isso pode ser uma desculpa para não ter que enfrentar seus medos, ou o profissional não está sendo eficiente em mostrar as qualidades e benefícios do seu trabalho. Às vezes, são as suas coisas combinadas.  

Fato é que, nem todas as pessoas estão prontas para serem ajudadas. Assim como nem todo psicólogo está pronto para ganhar dinheiro com o seu belo trabalho. 

Vejo muitos psicólogos reclamando que ‘psicologia não é valorizada’ ou ‘psicologia não dá dinheiro’. Pior! Reclamam que o colega está ganhando bem ‘aplicando marketing na divulgação’. 

Nós não somos diferentes dos nossos clientes. No fundo, todas as pessoas tem medo de admitir que possuem vulnerabilidades, medos e problemas - como todo mundo! 

Aí a pessoa se esconde atrás da reclamação e do julgamento para não ter que encarar a realidade. Para mim, esse é um caminho que empurra para morte. Morte de sonhos e projetos. Morte do crescimento profissional. Morte da sua energia vital aplicada ao bem comum.

Quanto antes admitimos os pontos que precisamos melhorar, antes resolvemos o que nos impede de crescer. Assim como funciona para o nosso paciente, funciona pra gente! 

 Quem aqui nunca recebeu um paciente que buscou atendimento ‘só porque alguém na família obrigou ir ao psicólogo?’. Ou aquela pessoa que chega na sessão e diz ‘não tenho problemas, só vim porque quero me autoconhecer’. Ô ingenuidade!

 A questão é que fere o nosso EGO admitir que não somos perfeitos. Aí encontramos motivos para explicar a busca por ajuda, sem descer do salto. É como se fosse um pedido de ajuda, sem a intenção receber. 

 A gente só pode curar aquilo que pode perceber, entender e sentir.

 Do mesmo modo que o psicólogo só vai ganhar dinheiro quando puder perceber as crenças que o impedem de compartilhar seus conhecimentos. Sem medo do CRP, sem medo do que os outros vão dizer. Sem rodeios.

Sabe como isso acontece na prática?

Tendo a mesma coragem que se espera do paciente - que ele DIGA SIM ao novo.

Psicólogos que querem viver de psicologia online também precisam dizer SIM para aprender coisas novas. Como criar psicoprodutos digitais. Como usar tecnologias. Precisam dizer SIM para aplicar seu marketing de forma eficiente.

Como se aprende a fazer isso? 

Confiando em quem sabe e pode te ensinar. Não tem outro caminho. As pessoas não fazem nada sozinhas. Eu aprendi com alguém, que também aprendeu com alguém. Agora ensino para outras pessoas. Essa é a beleza de servir à vida. Receber e compartilhar. É simples! 

Então, quando você regula quantidade de informação [que pode realmente te ajudar a crescer na internet] está regulando a velocidade do seu crescimento. 

A conta é simples:

Quanto menos conhecimento, menos consciência, menos chance ação, menos crescimento, menos resultado. 

Quanto mais conhecimento, mais consciência, mais chance de ação, mais crescimento, mais resultado.

Perguntei no meu grupo VIP do telegram: de quanto em quanto tempo querem receber de informação? A maioria respondeu uma vez por semana - sendo que tinha a opção: uma vez ao dia; três vezes por dia; e quanto mais melhor.

 Esse foi um teste para compreender quantos estão abertos a receber.(Se você faz parte do grupo e respondeu uma vez por semana, NÃO SE IRRITE! Estou abrindo o jogo com você, para que perceba o que pode ser um bloqueio para o seu crescimento).

 Quem respondeu: quanto mais, melhor [que seria minha resposta] estão mais abertas a receber. Estão dando um voto de confiança e de coragem para o próprio crescimento.

 Se você não estiver aberto receber ajuda, ninguém pode ajudar. Talvez não precise mesmo, então tudo bem. Mas talvez, esteja resistente a ganhar mais atendendo pela internet. Talvez, você não acredite que isso seja possível. Talvez, esteja alimentando a crença de que isso é muito difícil - para poucos - o que não é verdade. Talvez tenha um sentimento de culpa ou peso, quanto a ganhar dinheiro na psicologia. 

 Se esse for o seu caso, acredite, sei o que é isso. Já senti na pele. A única forma de resolver isso é identificando esse movimento, para depois fazer escolhas diferentes.

 Por exemplo, escolher atender apenas presencialmente (numa época que as pessoas não podem sair de casa) é o mesmo que cruzar os braços. Se você está confortável com isso, tudo bem. Continue assim. Não há problema. 

 Agora, se você entende a psicologia online é um caminho sem volta e quer crescer na internet. Então querida pessoa, me dê sua mão que nós vamos junto. Tem muitas coisas que quero te contar. 

 Hoje, te dei três razões para um paciente desistir do processo terapêutico. E, ok. A gente respeita isso. Cada um tem o seu momento. 

 Porém, o objetivo do marketing aplicado a psicologia online é mostrar para o paciente aquilo que ele não consegue ver sozinho. Que existe uma dor, um problema que não está recebendo atenção.  

 Mas para você ajudar a ampliar essa percepção do seu paciente através do marketing, é preciso que também perceba que existe um problema na psicologia. 

 Que problema é esse?

 Centenas de milhares de psicólogos (com ou sem CRP ativo) que não conseguem viver do seu consultório (presencial ou virtual). O motivo disso não é a desvalorização da categoria. 

 O problema é permanecer no lugar de reclamação. Esse lugar tira a força de ação. Então se você sente que está neste lugar, reconheça. Pare de patinar no gozo da reclamação. Dói um pouco, mas não mata.

 Se eu fosse esperar a profissão ser valorizada, nunca ia fazer nada. Se fosse esperar um período econômico sem crise, não faria nada. Se fosse esperar mudar a gestão do conselho, não faria nada. 

 Em vez disso, escolho tomar a decisão consciente de ajudar o máximo de psicólogos à ganhar mais criando psicoprodutos digitais. Quero ver essa linda profissão crescer para contribuir para uma sociedade mais saudável e feliz.

 Sei que no fundo, nós temos desejos bem parecidos. Porque se você está lendo até aqui, significa que você tem os recursos necessários para alcançar seus objetivos. Agora é questão de foco, ação e tempo. 

 Seguimos conectados

 

Viviane Lopes

CEO Psicoclique

https://psicoclique.com.br/viviane-lopes-52648

 

Vem fazer parte da minha tribo no instagram: https://t.me/listavipvivianelopes 

Aproveita e manda esse link para todos os seus amigos psicólogos que assim como você, querem viver de psicologia online. Quero mostrar como isso é possível para o maior número de pessoas.




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