Muitos acreditam que sabem e entendem de dietas, regimes, emagrecimentos, chás emagrecedores, cápsulas, o que deve e o que não se deve comer quando o objetivo é perder peso e ainda dão dicas para as amiga.

Muitos ainda acreditam que essas dietas milagrosas da moda dão resultado. Porém, mesmo assim muitos não conseguem perder e/ou manter o peso… e por quê?

Você sabia que as nossas emoções estão extremamente ligadas à nossa alimentação? E que na hora de perder peso é importante olhar para as nossas emoções?

 

As Emoções na Alimentação:

Desde o nascimento o ato de nos alimentarmos está diretamente relacionado à sentimentos. Seja na amamentação onde recebíamos o toque e afeto da mãe, seja quando crescemos e nos reunimos com a família para comer.

Assim, a relação do ser humano com seu alimento adquire significados que vão muito além do simples valor nutricional. O problema surge quando a comida se torna a principal maneira de LIDARMOS com as emoções.

Muito do seu comportamento alimentar tem a ver com a forma como você se sente, com as suas emoções. Quantas vezes a gente acaba comendo para aliviar algum estado emocional negativo que aconteceu ao longo do nosso dia? Quer um exemplo? Quem nunca chegou em casa frustrada, triste, estressada e acabou descontando na comida todas essas frustrações?

Isso já aconteceu com você?

O fato de não conseguirmos lidar com as nossas emoções de forma adequada acaba provocando em nosso organismo um desequilíbrio, sendo muitas vezes compensados pela ingestão exagerada de alimentos, gerando inclusive aumento de peso. Por isso, é preciso cuidar das nossas emoções e da nossa relação com a comida.

O que acontece é que na hora de perder peso, muitos de nós entram desesperadamente em dietas, extremamente restritivas, com a premissa de "perca de 10 kg em x dias ou semanas", que pode até resultar em perda de peso, mas de brinde pode aumentar seus sintomas de estresse, irritabilidade, ansiedade e por ai vai, devido a restrição alimentar. Lembrando que toda restrição causa compulsão, estresse, ansiedade, e muita, mas muita vontade de comer, principalmente doces e alimentos gordurosos. E a partir, daí podem se instalar certos transtornos alimentares.

Emagrecer vai muito além de fazer dieta, atividade física e ter disciplina. Emagrecer depende muito do nosso equilíbrio psicológico, ou seja, o foco tem de estar na mudança do estilo de vida, do comportamento emocional envolvido neste processo, mudando principalmente sua relação com a comida.

 

Mas como a Psicologia pode me ajudar?

O Psicólogo pode te ajudar, tanto, com a perda de peso, quanto, no controle do comportamento alimentar, quer saber como?

A psicologia, atuante em parceria com a Nutrição no comportamento alimentar, atua na modificação dos padrões de comportamento por meio de auto monitoramento de pensamentos automáticos, possibilitando o aumento da autoestima, permitindo resultados que motivam a perseverança no tratamento para emagrecimento, além de fornecer apoio emocional, permitindo ao indivíduo melhor condições de conviver no meio social.

Com a ajuda do psicólogo você descobre, também, se a sua fome tem origem psicológica (quando esta triste ou ansioso), biológica (fome de verdade) ou específica (vontade de comer algo específico), ou seja, identificando se você se alimenta de comida ou de emoções.

Alguns sintomas que são trabalhados:

  • Redução do estresse;
  • Resoluções de seus conflitos emocionais, ou seja, no manejo das emoções e sentimentos como a raiva, medos, tristeza e outros;
  • Manejo e redução de sintomas relacionados a ansiedade;
  • Manejo da sua relação com o alimento, compreendendo como ela se estabeleceu;

Esses e muitos outros, dependendo da demanda de cada indivíduo!!!

Por isso, a psicologia é tão importante. Através de ferramentas, práticas e técnicas, ela pode te ajudar, tornando possível a sua reconciliação com o seu corpo, com a sua forma de se alimentar e com sua autoestima!

 

Se interessou?

Vem comigo! Entre em contato, será um prazer atendê-la

 

Por Carolina Voltolini
Psicóloga Clínica - CRP: 12/11497

Meu objetivo é auxiliar você a VIVER BEM Consigo Mesmo!

 

https://www.facebook.com/psicocarolinavoltolini/

https://www.instagram.com/psicologacarolinavoltolini/

https://psicoclique.com.br/psicologo/1211497/carolina-voltolini

https://psicologacarolinavoltolini


Ver mais artigos publicados por Carolina Voltolini


Conteúdo relacionado