Em todas as fases da vida, o que se percebe é a importância dos relacionamentos de amizade estabelecidos. Durante a infância e adolescência, esse vínculo pode ser  considerado essencial para o desenvolvimento.

Podemos partir da premissa que todo ser humano é um ser relacional, e que, dessa forma, precisa se relacionar com as pessoas que o cerca.

Especialmente durante a infância e adolescência, as amizades podem ser tão importantes quanto a família, pois é através desse vínculo com os amigos que se estabelece o sentimento de aceitação pelo grupo, o que auxília na construção da identidade, e, assim, na definição dos valores, ideias e opiniões.

A amizade nessa fase da vida, acontece entre pessoas que compartilham sentimentos de lealdade, proteção e confiança.

Em muitos momentos, os amigos surgem como opção quando diante de dificuldade nos relacionamentos familiares, de certa forma como um suporte para passar por esse momento.

Além de ampliar a rede de contatos, a amizade surge como um importante fator positivo no processo de adaptação psicossocial da criança e do adolescente.

Como vimos, ter amigos em uma realidade onde a pandemia e afastamento social se instalaram, pode ser essencial para previnir o adoecimento emocional.

Sendo assim, incentive seu filho a ter amigos, incentive que o contato com esses amigos (ainda que virtual) se mantenha mais de uma vez por semana, e assim cuide da saúde emocional de seu filho.


Ver mais artigos publicados por Natália Bianchini


Conteúdo relacionado