Essa pergunta do título me faz pensar, pensar em até onde vamos pelo mero costume e esquecemos da inspiração e daquilo que nos move e o caminho acaba perdendo o sentido.

E com a jornada da aprovação não seria diferente, chegam momentos do caminho, ou até quase todo o caminho onde a inspiração não dá nem sinal, e o dia a dia é tudo que se tem, ou até pior o medo toma o lugar da inspiração.

E o tempo vai passando e o ENEM ficando mais perto e parece ser impossível ter inspiração, só medo e ansiedade, os professores fazem contagem regressiva e todo o discurso as vezes mais explícito, as vezes nas entrelinhas, é sobre o quanto seus esforços são poucos, independente das suas horas de estudo.

Como se inspirar no prêmio se todos apontam para a sua “óbvia” falta de capacidade de alcançar seus objetivos e a inspiração vira obrigação ou “safação” (acabei de inventar essa palavra)? um sentimento que você precisa passar para se safar de todos os comentários e sentimentos resultantes do fracasso momentâneo, e sim, se safar como se você tivesse feito algo errado e quisesse fugir da sua punição.

Eu lhe digo, o primeiro passo é se voltar para você, foi de você que veio sua paixão por essa profissão que você deseja, é de você que vem a garra e a coragem de ir todos os dias enfrentar os seus medos e as suas dificuldades, é de você que vem os seus sonhos, e é se conhecendo que você saberá das suas capacidades e voltará a se sentir inspirad@.

Quando ouvimos que não devemos nos importar com os outros dizem e tentamos deixar para lá as opiniões alheias, isso geralmente não funciona por que estamos focando no outro e no que ele faz ou fala. O outro não me afetar só acontece quando eu estou envolvid@ comigo e sei quem eu sou e entendo minhas falhas e não me envergonho delas, mas cuido delas e de mim, ainda assim não quer dizer que nunca serei afetad@ mas que será diferente e numa frequência menor.

Se volte para você. Durante 20 minutos faca uma lista de coisas que você sonha em fazer e se permita sonhar elas, não dê ouvidos aos pensamentos de que você não consegue, você consegue fazer muito mais sem eles.

Por hoje é só. 


Ver mais artigos publicados por Psicologadeboraribeiro@gmail.com


Conteúdo relacionado