Grande p\rte do sofrimento psiquico vem da dificuldade em lidar, acolher, dar sentido a, integrar, acontecimento, fatos, situações ou relações que marcaram nossa história de vida.

Tudo isso é parte de quem somos. Então, a relação com nós mesmos fica também difícil, assim como lidar com alguns aspectos da vida no presente.

Abraçar todas as partes da sua história, incluindo as mais difcíceis, do jeito que foi, é abraçar a você mesma na sua inteireza, como você é, com tudo que se formou em você e através de cada uma destas experiências ou relações. 

Assim, abrimos espaço para viver o presente e criar o novo (experimentar novos sentimentos, viver novas experiências, etc)

Amar a si mesmo é uma tarefa das mais dificeis. Freud dizia que que é uma tarefa árdua sequer suportar a si mesmo. Mas este é o caminho para uma vida mais integra/inteira e condição para conseguirmos amar outras pessoas com maturidade, para além das demandas infantis que permanecem dentro de nós, quando não trabalhadas a luz da consciência.


Ver mais artigos publicados por Luiza Couto


Conteúdo relacionado