A imagem que temos de nós mesmos é construída através de muitos fatores, entre eles, de críticas e opiniões recebidas externamente. Se o olhar para si próprio não estiver bem trabalhado e se o processo de autoconhecimento não acontecer, vários campos pessoais podem ser prejudicados. Dessa forma o indivíduo poderá começar a questionar sua capacidade, competência, beleza entre outros aspectos fundamentais para o construto da autoimagem.
A autoestima é como uma planta, tem que ser cuidada e regada com frequência para que fatores externos ou internos não a prejudiquem, fazendo com que o indivíduo deixe de se admirar.
Importante para a manutenção das relações interpessoais, para a saúde mental e para o bem-estar individual, a autoestima, hoje em dia é objeto de estudo de livros, artigos e pesquisas científicas. Está diretamente relacionada ao valor que o indivíduo dá para si, porém, se for abalada, a forma de se olhar poderá ser prejudicada. Não havendo mais admiração própria, problemas com a autoimagem podem ser devastadores para a saúde emocional do indivíduo.

Que importância é essa, que há no olhar do outro que afeta o seu olhar próprio?

E você? Sabe responder qual o seu valor? Sabe identificar seus pontos positivos? Têm ciência de que o conceito de perfeição é subjetivo e de que, os aspectos negativos também são importantes para a construção de quem somos?
A psicoterapia é o processo fundamental para proporcionar o autoconhecimento necessário, para o aprendizado de se amar.
Se ame! Se cuide! Faça psicoterapia! Se fortaleça! Conte comigo!

 

 

Psicóloga Priscila Favero

WHATSAPP:(11) 94512-1823

SKYPE:priscilafavero.psi@gmail.com

 


Ver mais artigos publicados por Priscila Guimarães Favero


Conteúdo relacionado