Nosso corpo passa por mudanças, durante toda a nossa vida, e  essas  mudanças interferem diretamente no nosso desejo sexual. Você sabe quais mudanças ocorrem no homem e na mulher e como lidar com elas?

     A partir dos 40 anos a testosterona (principal hormônio sexual masculino) chega a cair cerca de 1% ao ano, e após os 65 anos o homem tem o hormônio responsável pelo bloqueio do apetite sexual aumentado, além da diminuição na produção de espermatozoides. O homem mantém a libido, mas apresenta disfunções na ereção e ejaculação.

     Os homens idosos, podem perceber algumas alterações, tais como:

  • Depressão;
  • Irritabilidade;
  • Falta de impulso sexual;
  • Ereção menos rígida;
  • Redução da força de  ejaculação;
  • Diminuição do volume do sêmen;
  • Maior tempo para outra ereção;
  • Orgasmo mais rápido;
  • Maior tempo de estimulação manual; (NOBILE,202,GAVIÃO,2005) 

        Por outro lado a mulher tem um pico de desejo sexual maior na fase dos 40 anos, isso se deve pelo maior autoconhecimento que a mulher adquire sobre seu corpo, bem como o amadurecimento, já que ela para de se importar com questões sociais e com isso consegue se libertar dos medos e da vergonha, o que torna o sexo mais prazeroso.

         A mulher passa por dois períodos importantes, o Climatério e a Menopausa.

       O Climatério é considerado o período de transição, entre o final da vida reprodutiva e o início da velhice. O climatério pode ter início nos 35 anos e durar até os 65. 

      A menopausa traz para as mulheres mudanças pessoais e sociais que podem começar após o Climatério. A menopausa é a cessão total da menstruação e da função ovariana. Tal evento remete a mudanças fisiológicas: na pele, nas  mamas e na mucosa genital, e mudanças psicológicas: irritabilidade e alterações de humor.

      Alguns estudos, apontam 5 grupos principais de alterações psicológicas: aumento da irritabilidade, da agressividade, de “nervosismo” com um aumento da tensão interna e inquietude, distúrbios do sono para adormecer, despertar precoce, insônia, inquietude durante o repouso noturno, e sono com interrupções frequentes; depressão; declínio do rendimento mental, fadiga, perda de memória, dificuldade de concentração; e as alterações na sexualidade. (LIBERMAN,2002)

      Os homens vivem a Andropausa, onde o envelhecimento físico pode agregar-se a falta de desejo sexual, alinhado ao fator psicológico, que provocará a redução da produção de testosterona. Por sua vez a Andropausa não é igual para todos os homens, mas todos os homens experimentam algumas diferenças na medida em que ocorre o processo de envelhecimento. (LIBERMAN, 2002)

     Diferente do que se pensa, a terceira idade não é o momento de parar de fazer sexo, muito pelo contrário,é o momento em que o casal consegue tirar proveito de  toda sua maturidade e intimidade para usufruir do prazer. Porém como nessa fase da vida (após os 65 anos) tanto o corpo do homem como o  da mulher sofrem mudanças que desfavorecem o ato sexual, é preciso tomar alguns cuidados para que seja um momento prazeroso e não dolorido e degradável, por isso aqui vão algumas dicas para ajudar: 

  1. Não se prenda ao passado, não se obrigue a fazer o que você fazia antes na cama;
  2. Não tenha medo de inovar e experimentar formas diferentes de prazer, ouse nos brinquedos e lubrificantes;
  3. Converse abertamente sobre sexo com seu/sua parceiro (a), busquem entender juntos onde podem melhorar;
  4. Não seja extremamente exigente consigo e com seu parceiro;
  5. Nem sempre vcs conseguiram o resultado esperado, portanto não se deixem levar pela frustração e continuem tentando;
  6. Usem lubrificante para facilitar a penetração e tornarem ela mais prazerosa;
  7. Pratique atividade física e mantenha uma alimentação saudável para estar mais disposta(o) para o sexo;
  8. Beba bastante água para dar uma ajudada na produção de fluídos;
  9. Não tenha medo de ter prazer;
  10. Busque trabalhar sua autoestima e amor próprio, para ter momentos mais prazerosos, se achar válido, busque um profissional da área para te ajudar nessas questões;

     A atividade sexual regular ajuda a manter a habilidade no sexo, por isso mantenha-se ativo, experimentando e descobrindo cada vez  mais sobre seu prazer, se necessário procure ajuda de um profissional psicólogo(a).

 Não desista de você, vá em busca do seu prazer.

 

Autora: Mari Luci Rodrigues, Psicóloga CRP: 12/16625




Ver mais artigos publicados por Mari Luci Rodrigues


Conteúdo relacionado