Você sente que é uma tortura quando o despertador toca e tem que levantar para ir trabalhar? Sente-se insatisfeito com o que vem fazendo na empresa, não vê mais perspectivas de crescimento, não encontra motivação em suas atividades? Bom chegou a hora de repensar a sua vida profissional!

Pode ser que você chegue a conclusão que a melhor coisa a fazer, para sua saúde física e mental, é sair dessa organização. Preste atenção nas dicas abaixo.

1.      Não peça demissão prematuramente

Se você depende financeiramente da empresa e não fez uma reserva para sobreviver durante um bom tempo, não peça demissão antes de encontrar uma outra colocação profissional. É um erro..... você vai se colocar numa posição frágil de quem pede/implora alguma coisa, diferente de quando está empregado e procurando seu desenvolvimento, a visão dos recrutadores é diferente.

2.      Evite causar transtornos com seu desligamento

Quando tiver encontrado uma nova colocação e estiver tudo certo (exames realizados, documentos entregues, etc.), inclusive a sua data de admissão já determinada, então peça demissão.

Outro ponto importante é negociar por volta de 15 dias para sua transição, e passagem de suas atividades para um substituto.

Uma demissão é sempre uma ruptura, um momento crítico em suas relações com a empresa e com as pessoas que você está deixando. Tente evitar consequências negativas que a sua saída possa causar para os resultados da empresa, procurando manter as amizades ou simplesmente as boas relações que adquiriu.

3.      Não se arrependa ou volte atrás em sua decisão

Você poderá receber propostas de promoção, aumento, ouvir promessas para ficar e, certamente ficará tentado a permanecer na empresa, na qual, se dedicou tantos anos. Não faça isso!

Não esqueça que tomou uma decisão com a cabeça tranquila, depois de muita reflexão, não se deixe seduzir por promessas oportunistas só porque está pedindo demissão. Sua atitude poderá deixar marcas... como por exemplo, não ser mais visto como uma pessoa confiável e além disso, você poderá se arrepender por não aproveitar a nova oportunidade e todo o desenvolvimento que viria com ela.

4.      Evite a criação de conflitos

Registre oficialmente o seu pedido de saída, informando sempre o seu superior hierárquico, seus pares e demais colegas envolvidos com a sua rotina de trabalho.

Não é adequando aproveitar o momento para denegrir a empresa e acertar contas com aqueles que você está deixando.

Mantenha discussões positivas com todos, limitando-se a possíveis problemas que sua saída poderá causar como: seu substituto, como será feita a passagem de sua responsabilidade e o que deverá fazer sem falta antes de desligar-se.

5.      Deixe tudo em ordem antes de sair

Negocie os dias que ficará a mais para a passagem do “bastão”, pois o aviso prévio que é de 30 dias, pela lei, pode ser negociado com os empregadores, portanto,  você deve entrar em acordo com a empresa.

Você não deve se sentir tentado a deixar a empresa correndo, deixando para trás uma situação ruim, mesmo que não esteja mais comprometido com a empresa.

Faça um planejamento, deixe relatórios finalizados, comunique sua saída a seus contatos externos (clientes, fornecedores, colegas em outras empresas, etc.), apresente o seu sucessor se ele já houver sido designado, faça um balanço da situação atual por escrito mencionando as tarefas importantes a executar ou concluir depois de sua saída.

Assim deixará uma lembrança positiva e duradoura.

6.      Procure manter seus amigos, network é tudo

Não se iluda, sua atitude será geradora de rancores, ciúmes ou inveja. Prepare-se, portanto, para pequenos dissabores, procure ser compreensivo.

Mantenha contato com os amigos, pois eles são simultaneamente, fonte de prazer no plano pessoal e uma “carta na manga” no plano profissional.

 

O Coaching tem uma metodologia que pode ajudar você nesse momento de transição, levando-o ao entendimento de sua insatisfação e traçando um planejamento para superar as suas dificuldades e, levar você a ser o que sonha.

Você pode ser mais feliz e realizado profissionalmente. Aquilo que você vê e sente...você cria!!

 

Maria Isabel Bastos

 

Coaching de Carreira & Orientação Profissional

"Juntos atingimos a meta"


Site: http://www.mariaisabelbastos.com.br

E-mail: contato.mariaisabelbastos@gmail.com


Ver mais artigos publicados por Maria Isabel Bastos


Conteúdo relacionado