Para quem visa crescimento profissional, receber uma promoção é algo mais do que almejado. Mas, se é a eficiência técnica que abre as portas para um cargo de liderança, as habilidades de gestão é que vão mantê-lo na posição.

É preciso pensar de forma estratégica para crescer, existem várias maneiras de fazer isso, mas o ponto que une todas elas, depende sempre da disciplina e do planejamento. O colaborador que deseja alcançar o sucesso profissional deve ter foco em seus objetivos e não abrir mão deles diante das dificuldades. Criar um plano de carreira é uma das formas de crescer, independentemente da sua área de atuação.

A concorrência para conseguir uma promoção é grande. Em um mercado competitivo, onde a formação e a habilidade dos integrantes da equipe podem ser parecidas, atitudes e comportamentos no dia a dia ajudam a chamar atenção dos responsáveis para uma tomada de decisão envolvendo um futuro cargo.

Seguem algumas atitudes que VOCÊ pode colocar em ação para aumentar a probabilidade de ser promovido.

1. Tenha certeza de para onde quer ir na sua carreira

A área onde atua é aquela na qual quer evoluir ou quer fazer coisas diferentes.

VOCÊ deve investir seu tempo e dinheiro na profissão que preenche seus valores, missão e propósito de vida.

Para isso VOCÊ tem que ter seu autoconhecimento desenvolvido, conhecer o mercado que quer atuar (mercado, competência técnicas e comportamentais necessárias, etc.) e criar um plano de ação.

2. Comunique o seu interesse por uma promoção

Não pense que seu líder ou outros leem a sua mente, nem sempre o seu líder sabe que VOCÊ quer ser promovido, mas uma conversa franca pode resolver isso.

Não fique esperando ser reconhecido, deixe clara a sua ambição para obter informações do responsável sobre o que é esperado para ser promovido e quais as suas chances reais para que tal fato ocorra. Com isso VOCÊ evita um investimento errado e a empresa também.

 3. Tenha uma visão sistêmica da empresa

Para evoluir VOCÊ tem que pensar macro e não micro, isto é precisa conhecer a sua área de atuação por inteiro, os demais departamento que atuam diretamente ligados a sua área e as demais áreas (o que fazem, quais os objetivos, quais os indicadores, quais os cargos existentes, quais a competências técnicas e comportamentais necessárias, quais os requisitos de acesso, qual a missão).

Não deve ser apenas uma curiosidade, pois quanto mais VOCÊ conhece, mais pode atuar, pode sugerir, dar ideias e propor aprimoramentos e assim ser visto e promovido.

Não há mistério, há muito trabalho, para desenvolver uma carreira.

4, Busque e troque conhecimentos

Diante do cenário atual das organizações num mundo onde as mudanças são permanentes/constantes, os conhecimentos se tornaram voláteis e altamente mutáveis e para adaptar-se a esse mundo VOCÊ necessita estar em constante aprimoramento aprendendo, renovando e trocando conhecimentos.

Aquela história de quem detêm conhecimento tem o poder já não existe mais, o conhecimento é um item perecível, se VOCÊ segura pode apodrecer e VOCÊ vai junto.

Compartilhe para aprender mais, distribua e também estará desenvolvendo os seus futuros sucessores, pois só poderá ser promovido se estiver preparado e se tiver alguém para ficar em seu lugar.

O trem da oportunidade vai passar e você só poderá entrar no vagão da promoção se estiver preparado.

 5. Tenha produtividade acima da média

Quem luta por uma promoção visa condições de trabalho melhores e um salário maior, mas não só. VOCÊ quer ser promovido, porque sabe que tem tudo o que precisa para suceder nesse novo cargo e merece subir esse degrau.

Ter talento é ótimo, mas não é suficiente: lembra-se da velha máxima “10% inspiração, 90% transpiração”? É preciso trabalhar, com afinco e profissionalismo, para construir uma reputação infalível.

 Os seus méritos nem sempre podem falar por si e nem sempre os gestores podem estar atentos a tudo e a todos, ou seja, se achar necessário informe o seu líder os seus mais recentes sucessos (reencaminhe um e-mail de um cliente satisfeito, entregue-lhe um relatório mensal…)

 6. Faça seu marketing pessoal

Invista em você mesmo, de alguma forma, e divulgue seu trabalho. Cada profissional deve olhar para a própria carreira como um administrador olha para uma empresa. É preciso se preocupar em fazer com que o seu nome seja cada vez mais relevante em seu meio de trabalho, tanto no contexto da empresa como fora dela. Uma forma excelente de fazer isso é agregar valor ao seu nome por meio de um blog. Pode ser que você se torne uma referência em sua área de atuação por publicar artigos relacionados ao trabalho na internet, por exemplo.

 7. Seja ético

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

O filósofo Mario Sérgio Cortella afirma que – “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”.

Numa empresa a ética está representada por meio dos valores que ela cultiva e da cultura organizacional que dissemina. Logo, quando um colaborador age de forma incongruente com isso, ele está desequilibrando aquele sistema e tendo comportamentos e atitudes que não vão de encontro ao que ela prega. Se isso acontece, se não houver forma de consertar o problema, na maioria das vezes, o profissional acaba sendo desligado da organização para não influenciar negativamente os demais.

Conheça a fundo a missão, visão e os valores da organização na qual você trabalha ou quer trabalhar e em qualquer situação, siga os valores. Assim, não há como o resultado ser negativo.

 

Uma vez em minha longa carreira em desenvolvimento de pessoas, me fizeram uma pergunta: qual o objetivo do seu trabalho na empresa? Certamente você dirá, nossa que pergunta descabida.....então eu gostaria que você me enviasse, por mensagem, a resposta que você daria e, te falarei se está correta ou não. Senão souber respondê-la VOCÊ não está preparado para um cargo de gestão.

Aproveite cada dica para refletir sobre o que realmente VOCÊ quer para sua carreira e, se já coloca em prática essas dicas. Muito sucesso no seu caminho profissional!!

Deixe aqui seus comentários e dúvidas.

Maria Isabel Bastos

Coaching de Carreira & Orientação Profissional

mariaisabelbastos.com.br

 


Ver mais artigos publicados por Maria Isabel Bastos


Conteúdo relacionado