Segundo informações da OMS, o suicídio de uma pessoa chega a impactar significativamente a vida de mais 6 a 10 pessoas do convívio do falecido. O próprio histórico de suicídio entre familiares é um dos principais fatores de risco para o suicídio, quase tão grave quanto a existência de tentativas anteriores da própria pessoa.

Isso acontece poque a passagem pelo luto se torna mais complexa quando a perda se dá por suicídio. A dificuldade de compreender e elaborar o que aconteceu intensifica uma expeculação sem fim por prováveis motivações que geralmente leva a culpabilização de pessoas do convívio daquela que se foi. Tudo isso somado a falta de receptividade social para abordar o assunto, se torna um tabu expressar a própria dor.

Diante dessa realidade a proposta dessa live é sensibilizar a comunidade a acolher a dor de familiares e amigos enlutados por suicídio, colaborando com a ressignificação da perda, como estratégia de "pós-venção", ou prevenção de novas perdas por suicídio.

Não perca, segunda, dia 28/09, as 19hs, aqui no @plantaopsi.mbrito com a participação das psicólogas Maria Brito e Juciara Miranda!

Ajude essa mensagem chegar a quem precisa, divulgue em suas redes sociais!

Essa Live faz parte da programação do #setembroamarelo #projetoolharparaavida

Ficou salva no IGTV, acesse aqui.


Ver mais artigos publicados por Maria Brito


Conteúdo relacionado