Você já precisou de algum encaixe com um médico, psicólogo, fisioterapeuta ou mesmo com a manicure ou cabeleireiro? Como você se sentiu quando conseguiu: feliz, aliviado, cuidado? Então este texto é pra você! Aproveite-o.
Se você conseguiu um encaixe, uma antecipação de consulta é porque alguém anterior a você cancelou a sessão/consulta/serviço, ou seja, avisou ao profissional autônomo que ele não poderia ir naquele lugar, naquela hora, naquele dia. Veja o bem que a comunicação faz: eu aviso que não posso/consigo/quero ir, remarco para o dia ideal para as minhas necessidades, o profissional encaixa outro cliente/paciente, ganha por aquele horário (afinal ele vive disso, né?) e fica todo mundo feliz, satisfeito e adequado à sua necessidade. Perfeito!
Porém, nem sempre isso acontece. Muitos têm vergonha de cancelar e preferem faltar ao compromisso outrora marcado. Isso é ruim para o profissional, seja ele qual for, pois ele perde financeiramente e ainda deixa de colocar alguém que está precisando tanto quanto você naquele momento.
Estive reparando em algumas justificativas, muitas vezes plausíveis e justas e proponho algumas soluções:
- Imprevistos: todo mundo passa por isso e lógico não tem como prever. Apenas avalie se foi realmente algo que você não sabia que iria acontecer (carro quebrou ou teve que fazer hora extra de última hora, por exemplo) ou se você não se programou corretamente para isso.
- Trânsito: você saiu na hora certa ou em cima da hora? De qualquer forma, avise que está chegando ao profissional, clínica, salão.
- Morte de alguém: se a pessoa faleceu no dia, não há o que fazer; mas se foi há alguns dias e você não se acha preparado para o seu compromisso, avise. O luto é algo importante e merece ser vivido.
- Doença: está ruim de saúde, avise no dia anterior, pois talvez você não melhore a tempo.
- Esquecimento: às vezes, é muito mais pela correria da vida. Logo, coloque um alarme, lembrete sonoro, algo que o possa avisar que tem alguma atividade naquela data. Se for semanal, como a terapia, programe semanalmente até que isso seja um hábito.
- Mais de um compromisso em horários muito próximos: infelizmente, muitos pacientes/clientes querem marcar várias coisas ao mesmo tempo, porém é longe, pode atrasar, pode surgir um imprevisto e algum será desmarcado. Portanto, organize-se: é melhor fazer com qualidade do que com quantidade.
O tempo ideal para cancelamentos, ou seja, avisar com antecedência que não poderá estar naquele compromisso é no mínimo 24h anterior ao horário marcado a fim de que o profissional possa colocar alguém no lugar. Mas se você já programou as férias da família, para que esperar, né? Já desmarque e reagende para quando voltar.
Enfim, o que deve prevalecer é o respeito pelo profissional que está ali para cuidar de você, seja do seu corpo ou do seu coração. Você se preocupa com o outro que se preocupa com você: este sim é um ciclo saudável e que beneficia a todos!
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