O momento pelo qual estamos passando traz grande desconforto emocional. O isolamento, a desordem na rotina, o tédio, nos desafiam a enfrentar nossos maiores medos.

Se em algum momento você temia morrer ou adoecer, agora o medo ficou mais intenso. Se perder alguém ou ficar sozinho te assombrava, agora pode ser que te aterrorize. E se a convivência com alguém dentro de casa era muito difícil e você saia para fugir, agora não tem para onde ir. Em tempos de pandemia, muitas feridas aparentemente cicatrizadas podem reabrir e trazer muita dor.

É importante lembrar que existe uma situação real que ameaça nossa sobrevivência e isso aciona nossos mecanismos de defesa. Entretanto, para além da ameaça real, existe uma ameaça simbólica em cada um de nós.

Algo muito particular, algo que sempre esteve ali. Mas que até o momento estava encoberto e agora começa a reaparecer.  E ela vem trazendo nossos medos, às vezes infantis, nossas inseguranças, os traumas do passado, as decepções, os arrependimentos, os sonhos não realizados.

Ela vem em forma de sombra pra mostrar aquilo que tentamos esconder durante tanto tempo, o nosso lado imperfeito, aquilo que negamos. O mais interessante, é perceber que quanto mais negamos, mais ela aparece.

Todos nós temos essa sombra dentro de nós

E isso nos faz humanos e imperfeitos. Aceitar nossa humanidade, reconhecer nossas limitações é uma luta interna que cada um deve travar dentro de si.

Iluminar nossas sombras é um ato de coragem, um enfrentamento necessário para manter a sanidade, é preciso acolher a própria sombra, entender que ela faz parte nós. Depois disso, se iniciará um trabalho delicado, mas valioso, para nos curar, para encontrarmos a calma e o bem-estar.

O nosso crescimento pessoal e a nossa saúde emocional passam pela nossa capacidade de iluminar nossas sombras, e só podemos evoluir quando aceitamos nossas sombras e utilizamos delas para produzir mais luz em nós.

O momento atual nos desafia a encará-la e isso pode ser uma importante oportunidade de mudança e amadurecimento. Que a gente não a perca!

 

Esse e outros textos podem ser visualizados no link abaixo:

http://espacointegre.com.br/ninguem-pode-fugir-da-propria-sombra/

Katia Lourenço
Psicóloga/Psicopedagoga
CRP 06/110651


Ver mais artigos publicados por Katia De Araujo LourenÇo Santos


Conteúdo relacionado