Pais e mães em seu dia a dia buscam, desde a mais tenra idade, proteger seus filhos de frustrações.

O que facilmente não percebe-se é que ao impedir seu filho de experimentar frustração e os sentimentos envolvidos nessa experiência, também o impede de desenvolver outras habilidades que são muito importantes.

Na verdade, o segredo para o sucesso, nesse caso, não está em impedir as quedas de seu filho, mas em estar ao seu lado a cada passo.

Isso mesmo, mais importante do que impedir que seu filho se machuque é estar ao lado dele para cuidar de cada ferida.

Ao fazer isso, você que é pai e mãe está equipando seu filho com ferramentas que ele poderá usar por toda vida, e que podem ajudá-lo a se desenvolver emocionalmente de forma saudável.

Somente através da oportunidade de lidar com essas experiências que, de fato, não são tão agradáveis, é que seu filho perceberá que nem sempre conseguirá tudo que quer, ou mesmo que as coisas nem sempre serão do seu jeito. E isso é importante pois permite a ele perceber seus limites e os limites das pessoas a sua volta.

A medida em que você está ao lado do seu filho, cuidando dele, está ajudando-o a desenvolver o que chamamos de autoconfiança. em outras palavras, está lhe dando a oportunidade de conhecer seus limites e ainda assim confiar em sua capacidade de realizar e superar situações adversas.

Além de estar demonstrando dessa forma o seu amor incondicional por ele, o que o fortalece para prosseguir e não desistir diante  dos obstáculos que encontrar em seu caminho.

Veja, você pai e mãe, são o porto seguro de seus filhos, a medida em que são cuidados por vocês com todo carinho, ainda que não tenham tido êxito na tarefa proposta neste momento, se sentirão acolhidos e, assim, se sentirão importantes, pois independente do resultado você está com ele.

Acredite, isso permite que ele voe mais alto, pois sabe que aconteça o que acontecer você estará com ele.

E, ele pode se tornar persistente, afinal, todos os dias perceberá a chance de recomeçar.

Então, não impeça seu filho de  de voar, mas esteja lá caso ele se machuque.

 


Ver mais artigos publicados por Natália Bianchini


Conteúdo relacionado