A ansiedade é uma resposta normal frente à um estímulo. Até os animais sentem ansiedade!

Você sabe como a ansiedade se manifesta nas crianças?

Através de sintomas físicos (dor de barriga, cabeça, falta de ar, taquicardia, sudorese) , psicológicos (preocupação, medo, apreensão, pensamentos catastróficos e/ou acelerados) e comportamentais (evita a situação, inquietação, alterações no apetite, dificuldade de concentração, dificuldade pra dormir, roer unhas, chorar, agressividade, dependência de telas, compulsões).

Quais são os sinais de alerta?
❗Intensidade;
❗Duração;
❗Alterações na rotina (quando a criança deixa de fazer algo).

Crianças ficam ansiosas com qualquer evento novo, como um passeio à um lugar que não conhecem, visita de um amigo. Isso não significa que a ansiedade está saindo do controle, apenas que faz parte de seu desenvolvimento.
Avise com antecedência o que vai ocorrer, cada passo. Por exemplo: vamos visitar a vovó no dia do aniversário dela. Olha aqui, pintei no calendário o dia em que vamos visitá-la (caso a criança já consiga compreender isso) e você pode acompanhar quantos dias faltam. No dia tal, vamos acordar às 08hs e viajar até a cidade da vovó.

Caso percebam que a criança evita situações que a deixem muito ansiosa, diga com frequência que o coração dói, o peito aperta ou dói, a barriga dói. Comece a roer unhas. Procure um profissional de sua confiança para uma avaliação.

Psico Vivi Pazzotti


Ver mais artigos publicados por Viviane Feltrin Gomes Pazzotti


Conteúdo relacionado