A pandemia veio e revirou a nossa vida de cabeça para baixo. A rotina foi alterada, a casa virou escritório, a faculdade veio para a tela do computador, as escolas fecharam as portas e as crianças ficaram sem professores e, cada uma destas mudanças trazendo seus desdobramentos. Temos que conviver com o temor do contágio quer seja pessoal, ou de um ente querido, fazendo gerar o distanciamento físico das pessoas que amamos. Uma enorme quantidade de novos problemas surge e não estamos familiarizados com eles. Em Em meio a este caos precisamos de estratégias estruturadas de resolução de problemas para mantermos um melhor equilíbrio emocional.
 
Segue alguns passos para lidar com problemas de maneira estruturada:
 
1- Lembre-se de observar seus pensamentos e sentimentos e nível de estresse. Eles podem interferir nas suas decisões. Encontre uma forma de relaxar e pense de forma positiva.
 
2- Tire um tempo para identificar o que você acha que são problemas para você durante a pandemia que está preocupando ou causando estresse e ansiedade.
 
3- Divida cada problema em partes menores, para que você não se sinta tão sobrecarregado. Pense sobre que partes da questão são mais imediatas e urgentes: o que precisa ser feito agora, o que pode ser resolvido amanhã, e o que pode ser adiado ou até completamente abandonado porque realmente não importa a longo prazo.
 
4- Pense em algumas opções que podem ajudar a solucionar o problema. Liste todas as opções possíveis.
 
5- Identifique os prós e contras de cada opção.
 
6- Identifique a melhor opção que você tem.
 
7- Você pode ainda perguntar a alguém da sua confiança como ela vê o problema. Se ela concordar que é um problema real, peça feedback sobre sua solução.
 
8- Coloque a solução em prática e veja como será. Resolveu o problema? Ajudou um pouco? Você precisa ajustar a solução ou considerar outra solução da sua lista?
 
9- Considere escrever esses passos da resolução do seu problema em um papel. Clicando aqui você vai receber em seu email uma planilha para imprimir com os passos a serem seguidos.
 
10- Fazer esta atividade pode ajudar você a sentir que está resolvendo as coisas e pode combater sentimentos de desamparo.
 
Em momentos de isolamento social você pode cuidar de você através do atendimento psicológico online
 
Para mais informações sobre saúde mental clique aqui
 
Cuide-se!
 
Lucinê Costa e Silva
Psicóloga CRP04/22623

Ver mais artigos publicados por Lucine Silva Costa


Conteúdo relacionado