Passar por um divórcio não é fácil, porém mais difícil ainda é quando existe a dificuldade de adaptação. Devido ao fato de existirem inúmeros questionamentos e motivos para que chegasse a essa situação, como filhos, dependência financeira, ciúmes, possessividade, traição, falta de diálogo, mentiras e etc. Logo, há um processo de luto sendo necessário viver, para que a vida siga em frente. Mas quando há dificuldade em passar pelo processo, quando a comunicação e aceitação estão bastante conturbadas, é o momento de pedir ajuda profissional, afim de tornar esse processo menos doloroso possível.

Há diferentes possibilidades de intervenções que colaboram com as famílias, na adaptação às mudanças ocasionadas pelo divórcio. Aqui irei listar 3 benefícios da terapia na adaptação do divórcio:

1 – Facilitar a reorganização familiar: estabelecer limites com relação aos afazeres domésticos e cuidados com os filhos. Caso decidam pela guarda compartilhada, estabelecer dias e horários dos compromissos dos filhos para que não tenham a rotina alterada constantemente;

2 – Redefinir papéis: organizar os ajustamentos coparentais de modo que seja explicito qual a contribuição de cada ex-cônjuge no que diz respeito ao suporte financeiro, de educação e emocional para com os filhos;

3 – Desenvolver comunicação saudável: encontrar formas estratégicas e diretas de comunicação de modo que não fique triangular, ou seja, colocando os filhos no papel de mediadores.

 

Flaviany Leonardo

Psicóloga


Ver mais artigos publicados por Flaviany Leonardo Da Silva


Conteúdo relacionado