Você está num processo de adaptação e se sente procrastinando?

Você sabe o que é procrastinar?

Bem, o termo procrastinar significa deixar para depois, adiar o que precisa ser feito. É normal diante de mudanças ou crises abruptas, a falta de vontade ou falta de energia para a realização de tarefas corriqueiras e/ou novas. Trazendo para o processo de adaptação geográfica, ou seja, mudanças de cidade, estado ou país, onde é natural o sentimento de incertezas e medos com relação ao futuro, a falta de ânimo e coragem provavelmente estejam acontecendo com você. Com isso, alguns de nós podemos ter dúvidas, com relação ao nosso conhecimento, dúvidas se somos capazes ou não de realizar novas tarefas, necessidade de mais conhecimento, por não achar suficiente ou por não ter a certeza de ter feito a escolha certa. E essa “dúvida” que fica martelando na nossa cabeça, é a raiz da procrastinação.

Existem alguns fatores que interferem e nos fazem procrastinar, são eles:

1 – Autoestima profissional baixa;

2 – Falta de rotina profissional bem definida;

3 – Motivação profissional (Por que escolhi essa profissão?)

4 – Autossabotagem.

 

Sabemos que o processo de adaptação pode ser difícil e exigir muito de nós, gerando assim a dificuldade de adaptação. Mas sabe o que pode ajudar a não procrastinar, e assim ser mais produtivo, facilitando o processo de adaptação?

Seguem dicas que auxiliam bastante:

1 – Ter uma rotina bem definida: Procure realizar, logo no início do seu dia, as tarefas que gerem maiores resultados, pois a conclusão dessas tarefas podem te dar a motivação para continuar, além de ser natural, com o passar do dia, você ficar mais cansado;

 

2 – Ter um planejamento semanal: pois sabendo o que tem a fazer, ficará mais fácil de criar uma rotina com resultados;

 

3 – Agende dia e hora para as tarefas: o compromisso, tanto com pessoas quanto com a gente mesmo, gera movimento;

 

4 – Valorize seu trabalho: pois se está passando por esse processo de mudança, é por que chegou o seu momento e consegue dar conta disso;

 

5 - Se estiver difícil sair da procrastinação sozinha(o), procure um psicólogo para que juntos, possam identificar seus medos e quais questões estão desencadeando esse processo, encontrar maneiras de controlar e assim agir na direção do que é importante para você.

 

Estar em movimento é importante, pois o que traz crescimento, gera medo. E é alí que devemos estar!!

 

Mas se em algum momento não se sentir tão motivado, e quiser parar um pouco, está tudo bem, ok?

 

Adaptar-se nem sempre é fácil e por isso necessita de tempo.

 

Quer saber mais? Acesse: https://psicoclique.com.br/flaviany-leonardo-da-silva-54328

 

Flaviany Leonardo

Psicóloga CRP  03/21426


Ver mais artigos publicados por Flaviany Leonardo Da Silva


Conteúdo relacionado