Mais conhecida como Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) e desenvolvida por Aaron Back, a terapia cognitiva analisa o ser humano a partir de como este processa as informações que recebe e como reage tanto comportamental como emocionalmente à essas informações.  Assim falamos que nossas cognições (pensamentos/processamento de informação) refletem na forma como nos comportamos e como nos sentimos.

Partindo dessa premissa, ao longo dos anos e através das nossas experiências de vida, estruturamos nossos esquemas, que são um conjunto de cognições e de crenças centrais, que utilizamos para interpretar a realidade e resolver nossos problemas. Então diante uma situação, esses esquemas/crenças são ativados agindo diretamente na nossa forma de pensar e consequentemente de se comportar e se sentir.

 

                                                       

Acontece que muitas pessoas estruturam esses esquemas de forma distorcida, irrealista e pessimista, o que acaba por desenvolver uma série de transtornos emocionais.

O papel de terapia cognitiva é trabalhar com o paciente a conscientização desses esquemas, dessas cognições para que o mesmo possa então flexibiliza-los e processar as informações de forma mais realista, passando então a reagir mais assertivamente. Por ser uma abordagem colaborativa, esse sistema de psicoterapia objetiva que o paciente seja participativo e ativo em todo o processo junto com o psicoterapeuta.

A TCC caiu no gosto das pessoas por ser uma psicoterapia estruturada, focada e, portanto, de curto prazo e eficaz, o que é comprovado pelos estudos empíricos.  É indicada para o trabalho com vários tipos de transtornos e para todas as idades. Se você se identificou que tal experimentar?

 

Desyrrê Moraes Lemes Mota

CRP 09/007807

 

Referências

BECK, J. S. Terapia Cognitivo-comportamental. Terio e prática. 2ª edição do Clássico Terapia Cognitiva. Artmed: 2013.

SERRA, A. M. Sobre A TC - Terapia Cognitiva Ou TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental. Disponível www.itc.com.br


Ver mais artigos publicados por Desyrrê Moraes Lemes Mota


Conteúdo relacionado