SAÚDE MENTAL E COVID -19

 

 

Durante o período de Pandemia que estamos enfrentando, não se pode negar a grande influência que a “COVID -19” exerce no estado emocional e consequentemente na saúde psíquica das pessoas. A começar pelo isolamento social exigido, muitas mudanças em hábitos e rotinas neste momento exercem um peso forte nas nossas vidas. As mudanças nos hábitos de higiene, o uso de máscaras, o isolamento social, notícias a todo instante de pessoas infectadas e mortas por conta do coronavírus, mobilizam estados emocionais e por vezes podem desencadear transtornos psicológicos nos indivíduos.

Alguns podem sentir-se estressados, com medos e preocupações com os familiares, podem ter mudanças no sono, insônia, aumento no consumo de álcool e também agravo de doenças crônicas, dentre outros. É necessário que se faça uma mudança na rotina, que se busque fazer coisas que antes “não tinha tempo”, buscar maior contato com a família em casa, através de conversas e trocas de afeto. Neste cenário, o indivíduo pode ir percebendo como ele se sente com a mudança que a COVID – 19 trouxe. Pode-se falar que existem pessoas que já viviam sós ou outras que viviam sempre no convívio social, assim, é importante que cada um perceba as emoções desencadeadas aqui e agora, seja de afeto com os mais próximos, seja de medo, estresse, ansiedade, tristeza e tantas outras já sentidas por conta de alguma Doença Crônica ou Transtorno Psicológico já existente.

 

O indivíduo pode se perguntar: “ O que fazer agora”? Dependendo da história e da situação de cada um, o primeiro passo é buscar entrar em contato com “como se sente neste momento”, “quais emoções são vividas e em que intensidade”, se “tem medo, ansiedade, estresse ou até mesmo raiva”, “em quais situações estas emoções mais aparecem”. Depois, busque apoio, seja através de familiares em sua casa ou de pessoas com quem você possa estar em contato por outras maneiras que não fisicamente. Busque formas de relaxamento, de fazer coisas que te fazem sentir-se bem, mesmo em casa, como ler um bom livro, fazer cursos, organizar a casa, ouvir uma boa música que te relaxe, dentre outras que tenham a ver com você. Busque alternativas que o momento te propicia agora, inclusive apoio de pessoas ou profissionais. Assim, quando menos esperar o ciclo terá se fechado e estaremos diante de uma nova vivência.


Ver mais artigos publicados por Rayssa Mazza De Castro Alencar


Conteúdo relacionado