Você já teve a sensação de nadar, nadar e morrer à beira do rio? Sabe dizer em quais situações isso acontece? Qual o motivo disso? É pela entrega de trabalho acadêmico, mudança de emprego, problemas de relacionamento, mudança de cidade, estado ou país? Note que quanto mais você faz coisas para tirar a ansiedade, mais ela aumenta.

Pois bem, isso acontece devido ao fato de usarmos o processo da evitação, ou seja, fazer coisas contrárias as que precisamos fazer, com o intuito de não sentir ansiedade. Porém, esse alívio funciona apenas de forma imediata e não a longo prazo, como é o seu desejo. Concorda comigo?

Falando um pouco sobre a ansiedade, pode-se dizer que é uma emoção que faz parte da nossa vida, tendo o papel de nos proteger de determinadas situações que nos põe em risco. Mas acontecendo de maneira exagerada, traz prejuízos diversos.

De forma que existem alguns sintomas físicos como taquicardia, sudorese, insônia, respiração ofegante, compulsão alimentar, enxaquecas, pressão alta, ataques de pânico, falta de ar, tensão muscular, tremores e sintomas psicológicos como irritabilidade, medo constante, dificuldade de concentração, nervosismo, pensamentos desordenados que são frequentes em processos ansiogênicos, e precisam ser observados, pois a origem pode ser vários fatores.

É importante termos consciência de que a ansiedade faz parte da nossa constituição, e assim será enquanto respirarmos. E identificar se o processo ansiogênico é de um perigo real/iminente ou uma sensação de não dar conta do que irá acontecer, é muito importante para o crescimento de vida, em todos os seus aspectos.

Algumas dicas são possíveis de serem usadas para o controle físico da ansiedade, porém se não realizadas sistematicamente, ou seja, feitas não apenas quando a sensação chegar, a ansiedade poderá te paralisar:

  • Procure dormir de 7 a 8 horas por noite, pois quanto mais tempo acordado, mais alerta seu cérebro estará;
  • Procure fazer exercícios físicos;
  • Procure meditar diariamente, pois o processo da meditação consiste em te deixar no momento presente e não viver no futuro;
  • Faça a respiração diafragmática de forma correta (é um ótimo início para o controle da ansiedade);
  • Procure um terapeuta para que ele possa, juntamente com você, identificar seus medos e quais gatilhos estão desencadeando esse processo, ajudá-lo a controlar e assim agir na direção do que é importante para você.

 

Quer saber mais? Acesse: https://psicoclique.com.br/flaviany-leonardo-da-silva-54328

 

Flaviany Leonardo

Psicóloga


Ver mais artigos publicados por Flaviany Leonardo Da Silva


Conteúdo relacionado