Ter essa dúvida pode ser um sinal de que as coisas aí dentro de você não estão indo tão bem assim… Talvez você não se veja sem a outra pessoa, talvez viva uma relação em que você se sente mais ansiosa, triste ou esperando algo, do que vivendo momentos felizes com o seu par…

 

A maioria de nós aprende a se relacionar de uma maneira bastante conturbada, seja por viver em lares desestruturados, em que as pessoas se relacionam de uma maneira tóxica, seja por influência cultural, que nos passa muitas mensagens de dependência, como se nós PRECISÁSSEMOS de alguém para viver e ser feliz, se tivéssemos que aguentar tudo, porque a outra pessoa um dia irá mudar, como se tivéssemos que estar sempre prontas para servir o outro e fazê-lo feliz e o outro também tivesse que fazer isso por nós…

 

E todas essas situações podem nos fazer cair em relações tóxicas e nos tornar dependente, porque acreditamos que esse é o único jeito de se relacionar e que as relações são assim mesmo… e aí, a gente confunde AMOR com DEPENDÊNCIA.

 

De maneira geral, dependência emocional é responsabilizar o outro pela sua felicidade ou falta dela. É precisar do outro para se sentir amada e segura, como se o outro fosse a sua salvação. É colocar alguém no centro da sua vida de uma maneira que qualquer mudança na forma como esse alguém te trata, abale a sua estrutura e te desequilibre.

 

Além disso, pessoas que são ou estão dependentes emocionais, tem um grande medo de serem abandonadas, de ficarem sozinhas, tem uma sensação de vazio grande, não confiam que podem dar conta da própria vida sozinhas, o que faz com que muitas vezes se tornem submissas e controladoras - inclusive por meio da submissão - o que indica uma baixa autoestima.

 

Frequentemente essas pessoas negam a realidade: vivem uma relação ruim, mas por sentirem medo de ficar sozinhas, preferem justificar que as relações são assim mesmo, ou que é melhor assim do que só! Ao mesmo tempo, sentem muita raiva e frustração: em relação à elas mesmas, por terem escolhido aquele parceiro e por não conseguirem sair da relação, e em relação aos parceiros, por não serem da maneira como elas gostariam! Mas, será possível dizer que você ama uma pessoa quando você não aceita quem ela é?

 

É muito comum ouvir uma pessoa dizendo que ama a outra, mas que ela deveria ser de tal jeito ou de outro… eu realmente não consigo acreditar que isso é um amor puro e genuíno. Pra mim, por trás desse desejo de mudança, está a dependência, esse medo de estar só, que faz com que a gente crie um personagem e espere que qualquer pessoa se vista com essa fantasia.

 
Será que você sente amor ou está obcecada por essa conquista de amor, olhar e reconhecimento?

Ver mais artigos publicados por Giulianna Ruiz


Conteúdo relacionado