AUTOCONHECIMENTO E PSICOTERAPIA:

 

 

O autoconhecimento é a habilidade de ouvir a si mesmo em um processo onde a pessoa vai conhecendo seus medos, angústias e suas potencialidades. É de suma importância conhecer a si mesmo, pois a partir daí o indivíduo pode lidar de uma “melhor maneira” com diversas situações, boas ou ruins, na medida em que estará trazendo consigo “ferramentas emocionais diversas” e bastante “conhecidas”.

.

O autoconhecimento é a tomada de consciência do indivíduo a respeito de si mesmo. Quando a pessoa não se conhece pode deixar passar experiências de crescimento e até mesmo oportunidades que a fariam bem em alguma área da vida. Pois, muitas vezes este conhecimento de nós mesmos é “superficial”, levando-se em conta o dinamismo existente na sociedade, nos relacionamentos, no ambiente de trabalho, nas relações familiares, enfim no Universo como um todo. Estamos sempre em contato com mudanças, um exemplo agora seria a mudança em nossas rotinas por conta do Coronavírus.

Este processo de autoconhecimento requer primeiramente “estar disponível” não para o outro, mas para si mesmo. Um processo que requer um tempo que varia de pessoa para pessoa. Pois, “viver melhor” requer conhecer nossas potencialidades, recursos, mas também requer entrar em contato com nossos medos, ansiedades, angústias e dores que nem sempre são “tão conhecidos como achamos”. Ao estar presente, em contato com “nós mesmos”, num processo de ampliação da consciência, nos damos conta por vezes que muitas situações podem ser resolvidas de outra maneira antes inimaginável. Como se ampliasse o campo de “visão” do indivíduo sobre si, abrindo “portas” para comportamentos mais ajustados e possibilitando melhor equilíbrio emocional diante da vida, especialmente nas  dificuldades e também um aumento na autoconfiança e auto-estima.

O Gestalt-terapeuta acredita no potencial de cada pessoa, para ter acesso a seu potencial, deve-se ampliar sua percepção por meio dos sentidos, num processo de ampliação de consciência. Portanto, uma pessoa pode se tornar cada vez mais capaz de fazer melhores escolhas, a partir da ampliação de seus recursos e reconhecimento de suas fraquezas e angústias, tornando-se mais autônomo e confiante em suas decisões.

Abaixo, escrevo o que é possível acontecer a partir do autoconhecimento, além do que foi mencionado acima, enfatizando que cada um apresentará mudanças únicas ou até mesmo diferentes das elencadas abaixo, sendo o processo de autoconhecimento bastante “singular”:

- Olhar para si como realmente é, ao invés de como os outros vêem;

- Entrar em contato com suas vontades, impulsos, dores, tristezas e expressá-los de uma “melhor forma”, visando sempre o equilíbrio do organismo como um todo;

-  Reconhecer seus objetivos de vida, sendo capaz de lutar para que eles se concretizem.

- Conhecer seu real valor, diminuindo o medo de ser incapaz.

- Diminuir a expectativa em relação às outras pessoas, reduzindo também a possibilidade de frustrações.

 

 

 

 

 

 

 


 


Ver mais artigos publicados por Rayssa Mazza De Castro Alencar


Conteúdo relacionado