Sentir culpa tem sua importância!!!!
 
O sentimento de culpa é natural em qualquer pessoa. Todos vamos experimentá-lo ao longo da vida (exceto em casos de transtorno mental que afete o mecanismo ligado ao arrependimento). 
 
Sua importância está associada ao crescimento pessoal, porque ajuda a distinguir o certo do errado.
 
Freud acreditava que a culpa é um sinal de que a pessoa já consegue assumir a responsabildiade por si mesma, por seus sentimentos e conflitos, e por decisões difíceis que ela tenha que tomar. 
 
Já Jung, afirmava que o desenvolvimento e o crescimento só acontecem quando a pessoa é capaz de reconhecer seus erros e busca repará-los.
 
Contudo, como qualquer outra emoção, é importante saber administrá-la, pois a culpa excessiva pode paralisar a vida da pessoa.
 
O remorso excessivo faz com que a pessoa passe a reclamar de tudo, sempre. Ela entra em um ciclo de negatividade, em que não consegue encontrar um ponto positivo, sequer, em qualquer situação que vivencie, perdendo a oportunidade de se desenvolver e se conhecer melhor.
 
Além de tudo isso, há grandes possibilidades de se desenvolver compulsividade.
 
Permita-se sentir culpa, compreendendo que ela faz parte do seu processo de crescimento individual, mas não permita que esse sentimento permaneça e perdure, povoando seus pensamentos. 
 
Busque lidar com seus erros e repará-los, na medida do possível, de forma leve e madura.
 
E se tiver com dificuldade de passar por este processo, busque ajuda profissional, pois o importante é sentir-se bem!!! 
 
#façapsicoterapia

Ver mais artigos publicados por Ariani Fernandes Ramirez


Conteúdo relacionado