Muitas pessoas recebem indicações para fazer psicoterapia, seja de outros profissionais da área da saúde, seja de amigos e familiares, mas se mostram indecisos ou resistentes por não saberem em que exatamente a psicoterapia pode lhes ajudar. Neste texto, trago algumas reflexões sobre o tema, a partir da abordagem da Gestalt-terapia, para quem deseja iniciar esta viagem para dentro de si mesmo, mas ainda se encontra preso a dúvidas.
A psicoterapia é uma forma de conhecimento
O autoconhecimento pode vir através de práticas meditativas, de experiências religiosas, da superação de vivências desafiadoras e da psicoterapia. Sendo assim, o que a diferencia dessas outras práticas?
Segundo a Gestalt-terapia, o foco principal de trabalho é a relação que se estabelece entre cliente e terapeuta.
Nessa relação, se atualizam fantasias, necessidades, expectativas do cliente e o terapeuta favorece a tomada de consciência destas.
Consciente do que há de genuíno em si, em contato consigo mesmo a partir da relação construída com o terapeuta, mudanças podem vir, em diversos níveis.
A psicoterapia ajuda a perceber o que nem sempre conseguimos perceber sozinhos
O objetivo terapêutico da Gestalt-terapia é favorecer a awareness do cliente. Este conceito pode ser traduzido livremente como consciência de si mesmo.
Com este objetivo, a terapia gestáltica visa tornar o cliente consciente de seus processos psicológicos internos. Torná-lo consciente daquilo que evita, consciente do móvel das suas escolhas, consciente das “situações inacabadas” que pedem um fechamento mais saudável.
O Gestalt-terapeuta vai lançar mão de técnicas para auxiliar o cliente a entrar em contato consigo mesmo. Muitas vezes, são intervenções simples, como, por exemplo, pedir que ao se referir a si mesmo, não diga você, nós, a pessoa, a gente... Simplesmente diga eu. Isto favorece o contato do cliente consigo mesmo através da palavra. Parece pouco, não é? Mas faz toda a diferença!
A psicoterapia não muda o mundo, mas pode ajudar você a lidar de uma outra forma com ele
Muitas pessoas resistem em buscar a psicoterapia porque não veem como ela vai agir em suas vidas.
“O psicólogo vai depositar dinheiro na minha conta”?
“A psicóloga vai fazer meu marido parar de beber”?
“O problema não sou eu, o problema é como os outros me tratam”!
Realmente, nenhum de nós pode responder pelas escolhas e mudanças alheias. Mas podemos lidar com elas de uma outra forma. Mudamos nós e essa mudança pode se refletir na qualidade da relação que estabelecemos com os outros e com o mundo.
“Como você lida com seu dinheiro”?
“Qual sua postura diante do vício do seu marido”?
“Que situações se repetem na sua vida”?
Essas são algumas das perguntas que o psicoterapeuta pode fazer no sentido de responsabilizar você por suas escolhas e lhe permitir entrar em contato com outros caminhos possíveis.
Enfim, não é uma jornada fácil, mas sob muitos aspectos, pode ser bastante recompensadora.
Conteúdo relacionado
Encontrar O Sentido Da Sua Vida Pode Alterar A Forma De Viver O Sofrimento
Encontrar o sentido da vida é aprender a viver de outra maneira. O sofrimento, de certo modo, fica mais leve no momento em que se encontra nele um sentido.... continue lendo
Sua Saúde Mental Merece Ser Cuidada Todos Os Dias
Ebook com seis estratégias para você cuidar bem de sua saúde mental todos os dias.... continue lendo
Comunicar Bem Protege A SaÚde Mental
A comunicação é um dos fundamentos das relações humanas. A forma como nos comunicamos pode trazer prejuízos para a saúde mental.... continue lendo
Memento Mori
Na Roma Antiga quando um general voltava vitorioso, era recebido em festa na cidade. Ao seu lado um soldado falava a todo tempo \\"Memento Mori\\", ou sej... continue lendo
2020 Entre Lutos E Renascimentos
A proposta deste pequeno texto é apresentar um modelo teórico de vivência de luto e apontar alguns recursos que podem ser úteis na travessia em direção a um ren... continue lendo
Feliz 2021!
Gosto muito do mito da Fênix, que renasce das cinzas. Nada mais esperançoso que renascer com força total quando em nós tudo se faz cinza, sem vida.... continue lendo
Rejeição
A Rejeição causa dor, talvez seja um dos sentimentos mais difíceis de superar. É preciso conhecer nossas vulnerabilidades.... continue lendo
Do Que Você Tem Medo?
Você não cria nada se sentir medo, pois o medo é contrário, você tem que se arriscar.... continue lendo
Fim De Ano!
Um ano atípico, repleto de desafios e também de muita superação!... continue lendo
Frustração
A Frustração pode nos levar a ter sérios problemas ao nível do bem-estar físico e psicológico.... continue lendo
Sentir Culpa Tem Sua Importância!
O sentimento de culpa é natural em qualquer pessoa. Todos vamos experimentá-lo ao longo da vida... continue lendo
Inventário De Emoções 2020
A importância de ressignificar tudo o que foi vivido em 2020.... continue lendo