Confiança, verdade e mentira

Estou atravessando algumas situações em que as minhas relações de confiança estão sendo testadas. Isso me fez refletir muito sobre a minha postura diante do outro e, como eu estou construindo essas relações de confiança.

Nos meus movimentos, tenho identificado uma grande dificuldade em me posicionar com a verdade que emana de mim. O primeiro ímpeto, tem sido agir como o outro espera que eu seja. Fazer aquilo que o outro quer de mim. Você já se sentiu assim? Vejo que a longo prazo, isso vai minando a autoconfiança. Porque, no fundo, estamos sendo desleais com a gente mesmo.  

Estou aprendendo a me posicionar, de forma que eu não seja mais desleal comigo. Mesmo que isso, cause algum desconforto para as outras pessoas. Confiando que elas são grandes e maduras o suficiente para lidar com isso, sem tentar me tornar uma grande FDP.

Acho que esse é um dos maiores desafios, quando resolvemos assumir quem somos em essência. Porque bancar nossas escolhas, mesmo que isso possa desiludir as outras pessoas, é também abrir mão de ser gostado.

Só que eu tomei a seguinte decisão na minha vida: criar relações de confiança baseadas na verdade e na liberdade de ser quem sou. Quer dizer que, se eu tiver que voltar atrás no que eu disse, para assumir a verdade em mim, eu vou fazer. Se em algum momento eu me deparar com uma verdade maior do que a minha, vou largar a minha verdade e pegar aquela que se apresenta. Isso quer dizer que eu vou mudar com o que aprendo. Só que as pessoas esperam que você seja sempre a mesma pessoa. Que seja previsível. Isso garante a elas, maior segurança e controle sobre nós. Mas isso não se sustenta!

Se a verdade que emana de mim, for motivo para o outro me tornar um vilão, então, é sinal de que essa relação não vai se sustentar. Quem se relaciona comigo,(seja quem for) precisa me aceitar como eu sou - sabendo que eu estou em constante mudança. Essa sou eu. 

Para mim, uma relação de confiança não se baseia em dar ao outro garantias ou previsibilidade. Para mim, uma relação de confiança se baseia na VERDADE - mesmo que isso gere frustração. 

Pensando nisso, gravei um podcast: sessão 5 de caminhos possíveis - que está disponível nos meus canais do telegram. O link está no perfil do instagram @souvivianelopes

Nele falo sobre relações de confiança, verdade e mentira  - como olhar para tudo isso.

Depois, se quiser me dizer o que achou, sinceramente, eu agradeço. 


https://open.spotify.com/episode/2K2uxwFvhfVFXhxt5sodna?si=7PDOdZWPRmmdFKGjkP3cYA


Ver mais artigos publicados por Viviane Lopes


Conteúdo relacionado