Teoricamente, aos 25 anos, o jovem entra para a fase adulta e, como toda transição, esta não é fácil, pois traz inúmeros questionamentos para quem está nesta etapa da vida: “O que eu quero para a minha vida?”; “Por que escolhi esta profissão?”; “Do que eu realmente gosto?”; “O que eu construí/realizei até aqui?” etc. No exterior, esta mudança é chamada de “Quarter Life Crisis” ou crise de um quarto de vida, em livre tradução. Via de regra é o fim da vida acadêmica e entrada definitiva no mercado de trabalho.
Neste momento, a tão sonhada vida adulta começa a ser real com todas as suas preocupações a respeito de trabalho, relacionamentos, conquistas materiais, vida financeira etc. Até este momento, as suas decisões não tinham grande implicação para a vida ou eram de responsabilidade dos seus pais ou um adulto que cuidava de você. Porém, agora suas escolhas fazem muita diferença em um futuro próximo e o medo de errar se torna assustador.
Listamos algumas formas de encarar este momento da melhor maneira possível:
1) Procurar ajuda especializada: ainda que seus sintomas não sejam tão graves, falar sobre tudo isso com alguém que tem uma escuta diferenciada pode te ajudar a definir melhor o caminho a ser trilhado.
2) Buscar o autoconhecimento: se conhecer, saber o que realmente quer, o que gosta, aonde quer chegar é fundamental para superar todas estas dúvidas.
3) Planeje-se, monte a sua estratégia: não existe vida perfeita aos 25 anos e plenamente realizada, mas você pode ir em busca do melhor para si de maneira planejada e com uma estratégia montada. Se escolheu errado, mude, ainda dá tempo, pois você ainda é jovem e tem uma vida pela frente.
4) Reveja e reavalie as expectativas, planos e sonhos: o que pode concretizar a começar de hoje? Tome as rédeas da sua vida e assuma um novo rumo para a sua história. Talvez as expectativas foram altas demais, sejam elas suas ou de sua família, mas está na hora de você ter as possibilidades que podem ser realizadas.
Geralmente o sonho do jovem era ter conquistado a sua casa própria (ou pelo menos já está pagando por ela), o seu carro, o emprego dos sonhos naquela multinacional, está formado na faculdade e com a pós engatilhada, além do amor da sua vida com quem está prestes a casar e ter filhos em breve. E aí quando percebe que muitas destas metas nem chegaram perto de serem alcançadas, vem a frustração e a crise.
Os sintomas desta transição podem ser:
- desmotivação e falta de repertório para sair da situação em que se encontra;
- ansiedade por resolver as suas questões, mas não sabe por onde começar;
- tristeza por se comparar com casos bem sucedidos, principalmente próximos a você;
- baixa autoestima e autoconfiança de que é capaz de voltar a realizar os sonhos de quando era adolescente;
- insegurança a respeito do seu futuro;
- dúvidas e confusão que podem gerar inércia na busca por meios de sair da crise.
5) Respeite o seu momento, a sua história: não ter chegado aonde queria não é o fim do mundo até porque você sabe pelos imprevistos pelos quais passou, quais obstáculos surgiram no caminho, as dificuldades pelas quais você passou para chegar até aqui.
6) Se reinvente: Crise, sem o S = CRIE, portanto faça algo diferente do que fez até agora para ter um outro resultado. Saia da sua zona de conforto.
7) A crise é um problema temporário: ela é importante para focar naquilo que está precisando de mais atenção na sua vida. Ela vai passar e todas as lições ficarão, portanto aproveite para amadurecer e crescer.
Que tal? Vamos começar agora! Agende neste momento uma sessão de terapia, afinal você não precisa passar por isso sozinho, né? Dessa maneira a gente pode até chegar no objetivo, mas acompanhado é muito mais seguro, divertido e rápido. Mãos à obra!!!
Ver mais artigos publicados por Carla Rafaela Costa Ferreira Da Silva
Conteúdo relacionado
Para Que Serve A Psicoterapia?
Uma reflexão sobre psicoterapia, a partir da abordagem da Gestalt-terapia, para quem deseja iniciar esta viagem para dentro de si mesmo, mas ainda têm dúvidas.... continue lendo
Encontrar O Sentido Da Sua Vida Pode Alterar A Forma De Viver O Sofrimento
Encontrar o sentido da vida é aprender a viver de outra maneira. O sofrimento, de certo modo, fica mais leve no momento em que se encontra nele um sentido.... continue lendo
Sua Saúde Mental Merece Ser Cuidada Todos Os Dias
Ebook com seis estratégias para você cuidar bem de sua saúde mental todos os dias.... continue lendo
Comunicar Bem Protege A SaÚde Mental
A comunicação é um dos fundamentos das relações humanas. A forma como nos comunicamos pode trazer prejuízos para a saúde mental.... continue lendo
Memento Mori
Na Roma Antiga quando um general voltava vitorioso, era recebido em festa na cidade. Ao seu lado um soldado falava a todo tempo \\"Memento Mori\\", ou sej... continue lendo
2020 Entre Lutos E Renascimentos
A proposta deste pequeno texto é apresentar um modelo teórico de vivência de luto e apontar alguns recursos que podem ser úteis na travessia em direção a um ren... continue lendo
Feliz 2021!
Gosto muito do mito da Fênix, que renasce das cinzas. Nada mais esperançoso que renascer com força total quando em nós tudo se faz cinza, sem vida.... continue lendo
Rejeição
A Rejeição causa dor, talvez seja um dos sentimentos mais difíceis de superar. É preciso conhecer nossas vulnerabilidades.... continue lendo
Do Que Você Tem Medo?
Você não cria nada se sentir medo, pois o medo é contrário, você tem que se arriscar.... continue lendo
Fim De Ano!
Um ano atípico, repleto de desafios e também de muita superação!... continue lendo
Frustração
A Frustração pode nos levar a ter sérios problemas ao nível do bem-estar físico e psicológico.... continue lendo
Sentir Culpa Tem Sua Importância!
O sentimento de culpa é natural em qualquer pessoa. Todos vamos experimentá-lo ao longo da vida... continue lendo