Na virada de ano a maioria das pessoas faz promessas de mudanças, não é mesmo? Mas já passou bastante tempo daquele dia em todos comem à vontade e bebem com os familiares e amigos. Agora a pergunta que fica é, você conseguiu manter suas promessas? Está fazendo algo para realizar as mudanças que desejou?
 
Se você pensou muito para responder a essa pergunta, quer dizer que assim como a maioria das pessoas, você também não manteve de pé a motivação do primeiro dia do ano.
 
SMLXL
 
Bom, não precisa ser assim sabia? Você pode sim atingir seus objetivos. É claro que sozinho tudo fica um pouco mais difícil, por isso, muitas pessoas contam com o apoio de um psicólogo ou um coach para ajudá-los e isso é ótimo. Mas independente da ajuda profissional, você precisa se perguntar uma coisa muito importante - eu realmente quero que esse "tal desejo" aconteça? Porque se seu desejo não for verdadeiro, você acabará desistindo dele mesmo.
 
A questão é, por que você quer o quer? Esse desejo é realmente verdadeiro ou é só "fogo de palha"?
 
Freud dizia, "se o desejo existe é porque ele há de ser" ou seja, se é desejo ele há de se tornar real, porque nada que aconteça fará você desistir da ideia de ver seu desejo realizado. 
 
Então se você já sabe onde quer chegar com o seu desejo, ótimo! Isso significa que você já tem tudo o que precisa para começar a tirar seus planos da mente e trazer para o mundo real. Difícil? Pode até parecer que sim, mas talvez, você só precise das ferramentas certas ou de um bom treino mental para superar as barreiras que surgem no caminho. É isso que faz um coach, te ajuda a atingir seus objetivos através de um poderoso processo de autoconhecimento. No coaching, você possui tarefas e prazos para atingir seus objetivos e o coach (profissional de coaching) fica ao seu lado, te dando todas as ferramentas para você chegar onde quer. Gostou da ideia? Eu sou suspeita para dar minha opinião, mas posso dizer que o meu primeiro processo de coaching foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional.
 
SMLXL
 Mas atenção, o coaching é muito legal, porém não é todo mundo que pode fazer esse processo sabia? É verdade, vou explicar por quê. Para fazê-lo você precisa ter clareza de onde quer chegar e muito equilíbrio emocional para conseguir realizar as atividades. Por isso, uma pessoa com depressão ou crises de ansiedade não deve fazer um processo de coaching. O mais indicado nesse caso é a psicoterapia. Além disso, pessoas que sofrem com uma terrível indecisão, pois não sabem o que fazer ou não sabem onde exatamente querem chegar, também devem buscar a psicoterapia e não o coaching. Até porque, não faz sentido pagar por um processo que vai te ajudar a alcançar objetivos se você não sabe ainda que objetivo é esse. Se esse é o seu caso, querido leitor, quero dizer que pedir ajuda é uma decisão muito madura e sábia.  
 
Bom, espero que seus planos de final de ano não fiquem mais só no papel ou na mente. Agora você já sabe o que pode fazer para chegar em dezembro feliz por ter conquistado o que tanto queria.
 
Gostou desse texto? Deixe seu comentário aqui que eu responderei assim que possível, ou compartilhe com seus amigos, especialmente queles famosos por suas promessas de fim de ano. 
 
Autora: Viviane Lopes, psicóloga, coach, fundadora da PsicoClique.

Ver mais artigos publicados por Viviane Lopes


Conteúdo relacionado