Com alguma frequência, pessoas ouvem e repetem afirmações sobre o trabalho psicoterapêutico sem ter a real noção dos objetivos, possibilidades e limitações que o atendimento clínico em psicologia oferece. Desta forma, inverdades são perpetuadas, sem que sobre elas se lance um pensamento crítico.
Listarei abaixo algumas afirmações desta natureza, com a proposta de pensarmos o quanto elas, na verdade, limitam nosso caminhar no sentido de uma vida mais plena e harmoniosa.
“Terapia é coisa de maluco”!
Sim, pessoas com transtornos psicológicos graves podem se beneficiar de psicoterapia.
Mas, quem não tem diagnóstico psiquiátrico, quem está sofrendo com um conflito existencial e quem busca autoconhecimento também.
E “coisa de maluco” é uma das formas de expressar o desconhecimento generalizado sobre saúde mental.
“Terapia é coisa de gente fraca”.
Psicoterapia é um processo que demanda capacidade de introspecção, persistência... e coragem.
Enquanto clientes, somos convidados a olhar com mais atenção para partes nossas que não nos enchem de orgulho, que nos assustam. Gastamos boa parte do nosso tempo e energia evitando contato com elas.
Somos convidados a nos responsabilizar por nossas escolhas e desejos e isso nem sempre é fácil.
Psicoterapia é uma jornada que fazemos rumo ao desconhecido, na companhia atenta e solícita de um terapeuta.
“Terapia é pra rico”.
Em nosso mundo, tudo tem um preço. No valor financeiro de uma sessão de psicoterapia, muitos fatores entram em jogo para o profissional determinar seus honorários:
Aluguel ou sublocação do espaço de atendimento, gastos de internet, gastos com materiais diversos, supervisão profissional, cursos de aperfeiçoamento, entre outros.
No entanto, mesmo reconhecendo a justeza do profissional poder determinar seus honorários, nem sempre eles são acessíveis à boa parte da população.
Por isso, existem os atendimentos sociais, normalmente realizados em universidades ou por coletivos e instituições que buscam atender a pessoas de baixa renda financeira. Além da rede pública.
Não é “coisa de rico” buscar psicoterapia para lidar com o sofrimento psicológico. É priorizar a saúde. É direito de todos.
“Não preciso de terapia, tenho a minha fé”.
Psicoterapia e espiritualidade não são ideias conflitantes. Ao contrário, várias escolas da Psicologia abordam a importância da religião para a experiência humana.
Entre estas podemos destacar a Psicologia Transpessoal de Abraham Maslow e a Psicologia Analítica de Carl Jung.
É uma compreensão equivocada, acreditar que a pessoa religiosa prescinde de, em algum momento de sua vida, buscar psicoterapia.
Quando você é acometido de uma virose, por exemplo, deixa de ir ao médico porque tem religião?
Se você tem uma doença crônica que exige cuidados e medicação constantes, você deixa de tomar os remédios porque tem uma religião?
Alguns acreditam que a psicoterapia conduz a “soluções mundanas” que nos “afastam de Deus”.
A psicoterapia nos convida a mergulhar no que é verdadeiro em nós. Se nossos valores espirituais forem realmente genuínos, eles permanecerão.
Que outras frases você conhece que lhe afastam do encontro com o seu processo terapêutico? Reflita sobre elas. Este é o convite que faço a você.
Conteúdo relacionado
Para Que Serve A Psicoterapia?
Uma reflexão sobre psicoterapia, a partir da abordagem da Gestalt-terapia, para quem deseja iniciar esta viagem para dentro de si mesmo, mas ainda têm dúvidas.... continue lendo
Encontrar O Sentido Da Sua Vida Pode Alterar A Forma De Viver O Sofrimento
Encontrar o sentido da vida é aprender a viver de outra maneira. O sofrimento, de certo modo, fica mais leve no momento em que se encontra nele um sentido.... continue lendo
Sua Saúde Mental Merece Ser Cuidada Todos Os Dias
Ebook com seis estratégias para você cuidar bem de sua saúde mental todos os dias.... continue lendo
Comunicar Bem Protege A SaÚde Mental
A comunicação é um dos fundamentos das relações humanas. A forma como nos comunicamos pode trazer prejuízos para a saúde mental.... continue lendo
Memento Mori
Na Roma Antiga quando um general voltava vitorioso, era recebido em festa na cidade. Ao seu lado um soldado falava a todo tempo \\"Memento Mori\\", ou sej... continue lendo
2020 Entre Lutos E Renascimentos
A proposta deste pequeno texto é apresentar um modelo teórico de vivência de luto e apontar alguns recursos que podem ser úteis na travessia em direção a um ren... continue lendo
Feliz 2021!
Gosto muito do mito da Fênix, que renasce das cinzas. Nada mais esperançoso que renascer com força total quando em nós tudo se faz cinza, sem vida.... continue lendo
Rejeição
A Rejeição causa dor, talvez seja um dos sentimentos mais difíceis de superar. É preciso conhecer nossas vulnerabilidades.... continue lendo
Do Que Você Tem Medo?
Você não cria nada se sentir medo, pois o medo é contrário, você tem que se arriscar.... continue lendo
Fim De Ano!
Um ano atípico, repleto de desafios e também de muita superação!... continue lendo
Frustração
A Frustração pode nos levar a ter sérios problemas ao nível do bem-estar físico e psicológico.... continue lendo
Sentir Culpa Tem Sua Importância!
O sentimento de culpa é natural em qualquer pessoa. Todos vamos experimentá-lo ao longo da vida... continue lendo