Aproveitando que estamos nos últimos dias de Outubro para postar sobre a Importância do acompanhamento psicológico para pacientes oncológicos, não somente para o câncer de mama, mas o câncer em geral.

O Câncer, é uma doença psicossomática que afeta todo o nosso sistema imunológico, podemos dizer que a célula cancerígena é uma célula egoísta, a qual suga toda a energia e a vitalidade do corpo, como um parasita. É uma célula que crêr que o organismo existe somente para ela.

E quais os tratamentos que mais vêmos: Cirurgia e Quimioterapia, com intituito de tirar as células doentias, porém, se esquecem de trabalhar o campo emocional.

E qual a relação disso com o nosso emocional?

Todos nós possuímos uma mentalidade que pode bloquear ou atrair o câncer, por isso que quem atrai a doença tende a ter  um perfil de personalidade cancerígena.

Você deve estar se perguntando: Como assim?

Pacientes com câncer, geralmente são pessoas com dificuldade em pôr limites, e tem dificuldades em dizer NÃO, permitindo assim que os ooutros a invadam, assim como o nosso organismo citado acima. São pessoas que inconscientemente acreditam existir para o outro, como tivesse que "salvar" o outro, carregando em si muita culpa, como se esta pessoa tivesse que cuidar do outro, quando na verdade ela precisa é cuidar dela mesma.

Mas cuidar de mim não seria um egoísmo? De forma algum, precisamos aprender a cuidar da gente em primeiro lugar, buscar o amor próprio, por isso que a cura do câncer está dentro de cada um nós.

Parece cliché, mas é a pura verdade e, nada melhor do que se descobrir através do autoconhecimento. Nos permite mergulharmos em nós mesmos por meio da psicoterapia! Por isso, o acompanhamento psicológico para pacientes oncológicos é indispensável!

Com ele aprendemos a criar relações mais saudáveis com outro e estabelecer os limites necessários para viver melhor. É importante frisar que a doença é o ponto de equilíbrio entre a loucura e a morte, pois ela vem para nos avisar que tem algo não está bem, emocionalmente.

Portanto, é fundamental olhar o doente e não a doença, só assim teremos um resultado eficaz!

Declare seu amor por si mesma e Cuide de VC, da sua Saúde Mental

 

Vem comigo! Será um prazer atendê-la.

 

Por Carolina VoltoliniPsicóloga Clínica - CRP: 12/11497

Meu objetivo é auxiliar você a VIVER BEM Consigo Mesmo!


Ver mais artigos publicados por Carolina Voltolini


Conteúdo relacionado