Em um país que possui uma das populações mais ansiosas do mundo, no Brasil, o período de quarentena pelo avanço da Covid-19 pode afetar a saúde emocional das pessoas. O misto de medo pelo contágio, falta de informações confiáveis, tédio pela parada brusca e repentina, na rotina em que se estava adaptado, entre outros agentes estressantes, afeta diretamente o estado emocional dos indivíduos na atualidade.
Neste momento de dúvidas e insatisfação, algumas medidas podem ser tomadas para amenizar os impactos psicológicos causados pelo momento de pandemia.

* Procurar manter a calma e acreditar que tudo na vida é uma fase e mais cedo ou mais tarde, os problemas passam e serão superados.

* Não abusar de informações. A busca por informação de fonte confiável e responsável é extremamente importante, até mesmo para evitar o contágio da doença. Porém, a busca desenfreada por informações sobre a pandemia, a todo momento, independentemente da fonte que está sendo transmitida, pode ser um agente causador de angústia e ansiedade.

*Utilize a tecnologia a seu favor. O isolamento social é a recomendação mais importante até o momento, porém as ferramentas tecnológicas permitem a conexão com quem amamos. Não permita que o isolamento, necessário mas provisório, te convença de que você esta sozinho (a). Lembre-se de que, embora de formas diferentes, todos estamos passando pelo mesmo momento. Voce não é o único prejudicado e estamos todos juntos nesta luta.

* Cuide da sua saúde. Se exercite com responsabilidade e moderação. Tudo em demasia pode trazer malefícios. Escolha alguma atividade física que goste e se mantenha ativo. Nada de SCS (Sofá/cama/sofá). A atividade física além de liberar hormônios importantes para o bem-estar, ainda traz benefícios para a saúde do corpo e da mente.

* Pratique a empatia. Mais uma vez, você não está passando por tudo isto sozinho(a). Existem pessoas que perderam seus entes queridos, empregos e enfrentam outros problemas causados pela pandemia, e mesmo assim estão mantendo a esperança de dias melhores.
Lembre-se que ao utilizar a máscara de proteção, e seguir as orientações para evitar o contágio, você está cuidando do próximo também, e automaticamente trabalhando sua empatia.

* Faça psicoterapia. Existe a modalidade de atendimento online, que é tão eficiente quanto o modo presencial, em especial neste momento de isolamento que enfrentamos. Reserve um lugar tranquilo na sua casa e procure auxílio psicológico através de sites confiáveis.

Se cuide e cuide dos outros! Conte comigo!

 

 

Psicóloga Priscila Favero

WHATSAPP: (11) 94512-1823

SKYPE: priscilafavero.psi@gmail.com


Ver mais artigos publicados por Priscila Guimarães Favero


Conteúdo relacionado