Você já passou por aquela situação em que estava prestes a conseguir o que queria e então desistiu? Já se perguntou o porquê isso acontece? Então vamos entender a autosabotagem.

A autosabotagem acontece de modo consciente e inconsciente, sempre que de algum modo, se entende a situação como um perigo à sua maneira de ser. Por isso, é muito comum que ela aconteça quando a busca está em mudar alguns padrões de comportamento.

Embora o desejo de mudança seja grande, existe também um certo medo do que irá enfrentar. Por exemplo, imagine aquela pessoa que tem o desejo de alcançar maiores patamares na sua carreira profissional e se planeja para isso. Então é chamada para aquela entrevista de emprego de uma empresa que sempre desejou, o que a deixa muito feliz. Mas no dia da entrevista, parece que tudo dá errado, a começar por se levantar atrasada. E então a sucessão de problemas faz com que ela pense que isso tudo deve ser um sinal para não ir. E dá início a uma avalanche de pensamentos negativos. Por fim, decide não ir.

Ora! Se esse era seu desejo, então porque desistir? Acontece que enfrentar esse momento pode levar a mudanças de vida e este é um campo desconhecido (embora desejado). Nessa ocasião o medo de lidar com o novo começa a aparecer e ocorre a auto sabotagem.

Percebe, então, que dê certo modo a auto sabotagem é um tipo de proteção, afinal ao assumir uma nova postura, também se assume o risco do inesperado, o qual se tem medo de enfrentar, por julgar que não saberá lidar com tal situação.

Posso te dizer que a possibilidade do que seu pensamento ser real é bastante improvável, até porque você não passou por isso, então só vivendo para saber se é real ou não.

Então para vencer a auto sabotagem é necessário que a mudança aconteça, principalmente, nos padrões de pensamentos.

Determine aonde quer chegar e quais pensamentos precisa para alcançar seu alvo.

Acredite em si mesma.

Invista em si mesma. Faça coisas que te ajudem nessa mudança.

E o mais importante. Os pensamentos negativos vão continuar acontecendo, principalmente no início. Não se cobre! Quando notar que eles estão acontecendo, respire fundo e exercite os novos pensamentos. Se for melhor mude o foco no momento e quando puder retorne aos novos pensamento. Então, exercite-os!


Ver mais artigos publicados por Juliana Almeida


Conteúdo relacionado