Era véspera da virada de ano, eu queria aproveitar para meditar na praia de manhã bem cedo. Quando cheguei na praia não havia quase ninguém. Estendi a canga no chão, sentei cruzando as pernas, respirei fundo, fechei os olhos e acalmei meu corpo. Sentia a brisa suave e escutava as ondas do mar, quando de repente, um trator surgiu - sei lá eu de onde - e começou a dar volta ao meu redor.
 
Imaginem a cena, eu em posição de lótus, na maior expressão de tranquilidade, quando abro um dos olhos e me deparo com aquele trambolho barulhento de metal. Olhei em volta e não havia mais ninguém além de mim naquele pedaço da praia. Aparentemente, ele estava lá para recolher o lixo que o mar devolve para a praia. Mas o motorista do trator não parecia muito interessado nisso. Ele queria mesmo era tirar meu sossego. 
 
Por que estou contando isso? Bom, porque nem sempre as coisas acontecem como imaginamos. Às vezes, me pego projetando a vida tal qual um filme hollywoodiano. Mas nem sempre é assim que a banda toca, se é que me entende. 
 
SMLXL
  
Então como fazer esse ano ser o melhor ano da sua vida? Como superar os acontecimentos negativos que surgem sem aviso prévio?
 
A dica, caros amigos e amigas, é o humor. Simples porém verdadeiro. Troque o stress por uma boa risada! Pode parecer simplista demais o que estou dizendo, mas pense bem, a única certeza que temos nessa vida é da morte. Se as pequenas coisas tiverem a capacidade de tirar você da sua paz de espírito, aos poucos a sua vida terá passado entre uma reclamação e outra. 
 
No caso com o trator, eu tinha duas opções, desistir de fazer o que eu havia me proposto - que era meditar - e ainda reclamar do barulho inconveniente. Ou... simplesmente rir.
Fiquei com a segunda opção. Claro, consegui fazer a minha esperada meditação depois de um tempo e foi uma maravilhosa conexão com o altíssimo. 
 
Percebe como uma atitude simples pode mudar o resto do seu dia? Quem sabe até a sua vida!
 
SMLXL
 
Faça o exercício, escreva em um papel quais são as coisas que mais te irritam e que, portanto, impedem a sua sensação de bem-estar.
 
Feito? Não continue lendo se não tiver respondido a essa pegunta, ok?
 
Agora que respondeu, olhe bem para o que escreveu e pense, o que tudo isso vai significar quando você não estiver mais aqui?
 
Provavelmente não significará NADA. 
 
Olhe de novo para esse papel e pense, o que essas coisas significam já que você está respirando e pode sentir a sua irritação, mas o melhor de tudo, que você pode rir disso tudo. 
 
Não digo que tenha de aceitar todas as coisas que te irritam sem tentar mudá-las, pelo contrário, você pode fazê-lo, mas o seu equilíbrio interior depende da forma como o faz. Se é reclamando, é assim que a sua vida passará. Se é rindo e tendo paciência é assim que a sua vida passará. Por que certamente ela passará.
 
Sei que para algumas pessoas encarar as coisas com humor e paciência pode ser mais desafiador do que para outras, então a dica de ouro é buscar ajuda. Sim, porque a vida passa muito depressa. Quanto tempo se pode esperar para começar a viver mais tranquilamente? A resposta é, não espere mais.  Daqui a um ano você pode se pegar pensando: e se eu tivesse buscado ajuda antes? Será que esse tempo que passou poderia ter sido mais leve?
 
Espero que tenha gostado desse texto. Deixe seu comentário aqui embaixo para eu saber o que você achou. Se fizer sentido para você, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
 
Autora: Viviane Lopes, psicóloga, coach e fundadora da PsicoClique.

Ver mais artigos publicados por Viviane Lopes


Conteúdo relacionado