Você tem ficado desanimado ultimamente?

Desiste de algumas tarefas diárias, por não se sentir motivado?

Sente raiva por não conseguir fazê-las?

Ou se sente triste pela sensação de incapacidade em desempenhar a tarefa?

Se respondeu sim para algumas dessas perguntas, não se sinta sozinho, saiba que muitos estão iguais à você.

Sou Juliana Nogueira, psicóloga e neste texto vamos abordar as questões que envolvem o desânimo e como podemos agir de forma positiva diante das circunstâncias para não ser engolido por esse sentimento.

Antes de qualquer coisa, saiba que todos nós somos imperfeitos e suscetíveis ao desânimo.

O desânimo é uma resposta emocional para um conflito interno. Esse conflito existe quando criamos expectativas em relação a uma situação ou a algum comportamento e algo acontece diminuindo as chances dessas expectativas se concretizarem. Isso já aconteceu na sua vida? Faz sentido para você?

É bastante comum nos sentirmos desanimados diante de alguma dificuldade ou frustração, mas somos seres humanos e vamos viver muitas situações como essa. Precisamos estar atentos para que essa sensação não passe dos limites da normalidade e deixe de ser passageira, correndo o risco de se tornar algo mais profundo, como por exemplo uma depressão.

Às vezes é difícil apontar a causa do nosso desânimo. Mesmo sabendo que temos muitos motivos concretos para que ele aconteça, principalmente agora nesse período de isolamento social. Mas, toda vez que buscamos as causas, vamos direto para as causas externas, e isso é um grande equívoco. Quando o desânimo aparecer olhe para dentro, e faça o caminho para a auto-observação e o autoconhecimento.

O desânimo tem muito a ver com nossos pensamentos e as crenças e rótulos que carregamos de nós mesmos. Ele pode se instalar sobre uma crença ou medo infundado que criamos, surgindo daí o desencorajamento, mesmo quando tudo está indo bem.

O desânimo também pode aparecer quando temos um problema real e aumentamos sua gravidade.

Fiquem atentos, porque a preocupação em excesso ou melhor, a ansiedade é a causa mais comum da falta de ânimo no dia a dia. E por isso o autoconhecimento é tão necessário.

E como podemos nos livrar do desânimo ou pelo menos diminuir a sua intensidade em nossas vidas?

Primeiro, posso dizer que o problema não é simplesmente o desânimo, mas o que a gente faz quando ele nos visita. Qual a nossa postura diante do desânimo?

É muito importante a nossa atitude diante da dificuldade. Assuma essa responsabilidade diante da vida. Ninguém pode fazer isso por nós, a não ser nós mesmos. Mesmo fazendo um esforço acima do normal, comece tendo atitude e determinação. Inicie com uma tarefa pequena, mas faça o movimento.

Tenha um propósito no seu dia. Crie uma meta de curto prazo e dilua essa meta nos dias da semana, sem muitas exigências. Podem ser coisas simples como ler um livro em 1 mês ou fazer um curso online assistindo uma aula por dia. Mas, que seja algo que te de prazer e motivação.

Se esforce e tenha um autocuidado! Se alimente de forma saudável, durma bem (dormir é necessário para recarregar nossa bateria, nosso corpo precisa!), pegue sol, a baixa de vitamina D apresenta sintomas muito parecidos com a depressão, trazendo o desânimo para o dia a dia.

Não fuja do desânimo, não finja que ele não existe! Não queira ser uma supermulher ou um super-homem! Quando acontecer reaja da forma mais amorosa e saudável possível, entendendo que essa foi a melhor forma que conseguiu reagir a tudo que está acontecendo. Perceba o que está sentindo e busque o lado bom de toda a situação.

Observe seus pensamentos, não deixe que o pessimismo seja o carro chefe de suas ideias. Traga otimismo para os seus pensamentos e exercite a gratidão. Sempre podemos ser gratos por alguma situação ou por uma lembrança. Quanto mais exercitamos a gratidão, mais praticamos a positividade em nossos pensamentos.

E termino esse texto com a pergunta para reflexão:

Como você quer levar sua vida? Enxergando a metade cheia do copo ou a metade vazia?

Você quer enxergar a vida pela escassez, pela falta ou quer enxergar a vida pelas conquistas e aprendizados?

A escolha será sempre sua! Faça diferente e enxergue a vida do lado positivo.

Estamos juntos nas mesmas sensações e estamos vivenciando as mesmas incertezas, a diferença é a nossa atitude diante delas.

Faça diferente! Você é capaz!

 

 

Juliana Nogueira

Psicóloga Clínica

Whatsapp: (21) 98676-8768

Quer conhecer meu trabalho, CLIQUE AQUI.

Me siga nas redes sociais:

Youtube - Juliana Nogueira

Instagram - @psicojuliananogueira

Facebook - @psicojuliananogueira

 

 


Ver mais artigos publicados por Juliana Nogueira Gomes


Conteúdo relacionado