O quanto somos verdadeiramente Gratos? Qual a importância da Gratidão em nossas Vidas?

Gratidão é reconhecer que a vida é, sem si, um presente, oferecido a nós gratuitamente, abundantemente. O sentimento de gratidão nos coloca em harmonia com a Força de Vida, com o fluir da Vida, nos tornando capazes de RECEBER tudo que vem até nós com alegria.

Muitas vezes, sentimos que não recebemos o suficiente da vida. Questionamos nosso valor próprio e merecimento. Julgamos a nós mesmos e aos outros e nos tornamos pedintes, exigentes, controladores. Sabemos dar (esperando algo em troca, seja sincero com você mesmo) e não nos permitimos receber sem culpa ou sentimento de dívida.

Deste lugar, temos dificuldade em entrar em contato com o sentimento de gratidão. Então, a vida não flui para nós, pois estamos fora de sintonia com a Vida. Estamos numa posição de negação da Vida, como ela é.

Isto tem relação com nossos pais – a forma como recebemos a vida deles, a forma como nos sentimos diante deles. Se conseguimos tomá-los como são ou se somos ainda como crianças diante deles, pedindo mais e mais, exigindo o que não conseguem nos dar e nos recusando a receber o que são capazes de oferecer a nós.

Ou, ainda, se nos sentimos culpados e eternos devedores a eles, o que dificulta nosso crescimento e bloqueia a construção de uma individualidade saudável – pois ficamos presos aos nossos pais da infância, acreditando que temos que cuidar deles e que cuidar de nós mesmos (de nossa própria vida) seria uma ingratidão imperdoável!

Se você se sente assim em alguma dimensão do seu Ser, alguma coisa está fora da Ordem! É preciso olhar para estas questões...

Mas sempre podemos começar pelas coisas mais simples, com a intenção de reconhecer e apreciar o valor daquilo que já recebemos todos os dias em contraposição à ênfase (adoecedora) naquilo que nos falta.

 

Faça um exercício diário, ao despertar pela manhã e ao adormecer a noite: uma lista de todas as pequenas bênçãos diárias (seja sua cama confortável, sua casa que te dá segurança e proteção, a agua do banho disponível e quentinha, entre outras). E finalize sempre com um abraço amoroso em você mesma (o), em reconhecimento ao milagre da Vida que se atualiza em você, em sua vida, em cada célula do seu corpo, que trabalha com inteligência e precisão para mantê-lo vivo e saudável sejam quais forem as circunstâncias externas.

Com o tempo, até o Sol, a Lua, o Vento, e o céu azul serão vistos como são: verdadeiros presentes e bênçãos que recebemos diariamente, gratuitamente, simplesmente por existirmos!


Ver mais artigos publicados por Luiza Couto


Conteúdo relacionado