Com toda a discussão sobre identidade de gênero e opção sexual, alguns conceitos como travesti, homossexual, bissexual e assexualismo causam curiosidade e também confusão. Dentre todos esses as pessoas assexuais são as menos ouvidas e conhecidas.

 

  Você sabe o que é o assexualismo?

      Antes de qualquer coisa, é importante saber que existe uma grande diferença entre os termos: assexual e assexuado, sendo que assexual: são pessoas que não sentem atração sexual por ninguém, enquanto que assexuado: não reproduz ou reproduz sozinho. Neste texto o assunto principal são as pessoas assexuais, ou seja, sem desejos sexuais.

     O assexual é aquela pessoa que não apresenta desejo sexual por nem um dos sexos ou por ninguém. Ele também não sente vontade de fazer sexo e sente-se bem com isso. A assexualidade, não tem nada a ver com a castidade ou com disfunções sexuais. A condição não é uma patologia, mas sim uma opção sexual como qualquer outra.

     Em alguns indivíduos a falta de desejo sexual pode vir acompanhada da falta de atração romântica, além da baixa necessidade do estabelecimento de relacionamentos interpessoais. Porém, apesar da falta de desejo sexual, uma pessoa assexual pode sim se apaixonar, ela apenas está isenta das necessidades sexuais.

     Estudos sugerem uma porcentagem de pessoas assexuais, sendo 2,5% dos homens e 7,7% das mulheres.

 

As pessoas assexuais não fazem sexo?

     Primeiramente é importante lembrar, que não há nada faltando. E como qualquer outra pessoa os assexuais também podem experimentar um orgasmo. Pessoas assexuais conhecem seus genitais e são tão curiosas quanto qualquer outra a respeito deles, não existe nada bloqueando a capacidade de sentir prazer, existem aqueles que fazem sexo, mas muitas vezes não tomam iniciativa e existem aqueles que não só não fazem, como evitam qualquer contato do tipo.

     Os assexuais têm líbido como qualquer outra pessoa, porém ela é direcionada para outras áreas, como trabalho, estudos ou hobbies. 

     Alguns assexuais, sentem atração física e vontade de beijar, mas não sentem vontade de transar, ou seja, a atração vai até onde começa o ato sexual em si.

 

Tipos de assexuais:

     Os assexuais podem ser divididos em alguns grupos:

  1. Românticos - sentem atração românticas por outros indivíduos;
  2.  A-românticos - não sentem atração romântica por ninguém;
  3. Demisexual - podem sentir atração sexual, mas apenas com vínculo afetivo forte;
  4. Greysexual: Podem raramente sentir desejo sexual em situações específicas ( com ou sem atração romântica);

 

     Relacionamento com um assexual:

     Um relacionamento com um assexual, assim como qualquer outro requer comunicação, confiança, honestidade e compreensão por todos os envolvidos, o relacionamento funciona como qualquer outro, embora caso a pessoa seja assexual estrita, seja mais fácil com um parceiro que também seja assexual.

 

Autora: Mari Luci Rodrigues 

PSICÓLOGA  CRP:12/16625

 


Ver mais artigos publicados por Mari Luci Rodrigues


Conteúdo relacionado