Às vezes, precisamos lidar com coisas difíceis que acontecem conosco, umas fora de nós e outras vezes, coisas que acontecem dentro de nós.
Não importa quão mentalmente saudáveis, resilientes ou felizes somos, todos nós passamos por desafios grandes ou pequenos, ou simplesmente inesperados que são capazes de gerar grande ansiedade ou estresse e, na maioria das vezes não paramos para perceber de que forma estamos lidando com eles.
Há, no entanto, estratégias de enfrentamento que podem fazer muita diferença. Algumas podem ser saudáveis e desenvolvem resiliência, outras podem ser altamente destrutivas.
Pare um pouco agora e pense em uma situação difícil que você esteja vivendo, e reflita se está lidando com ela de forma saudável ou não. Qual a sua primeira reação?
Você planeja superá-la? Conversar com seus amigos ou familiares? Evitar ou enfrentar a situação? Perde o controle das emoções? Ou tenta esconder o medo e a insegurança recorrendo a alimentos que “confortam” ou outras substâncias?
Existem muitas maneiras diferentes de se adaptar a uma situação estressante de forma positiva. Geralmente investimos um grande esforço consciente e inconsciente para resolver problemas e reduzir o estresse.
Este esforço está ligado a um conjunto de estratégias que utilizamos para nos adaptarmos à situação, elas estão ligadas aos nossos pensamentos, emoções e comportamentos e dependem do estilo de personalidade. Se você é uma pessoa sociável e amigável é bem provável que use habilidades de enfrentamento focadas em soluções e baseadas em comunicação para se livrar de seus problemas. Pelo contrário, uma pessoa tímida pode usar estratégias de enfrentamento voltadas para o recolhimento e análise da situação.
Abaixo estão descritas algumas estratégias de enfrentamentos que utilizamos diante de desafios elencadas por Richard Lazarus e Susan Folkman:
- Autocontrole - Tentamos regular nossas emoções em resposta ao estresse.
- Confronto - Enfrentamos a pressão para mudar a situação e trazê-la de volta a nosso favor.
- Suporte social - Conversamos com outras pessoas e procuramos conexões sociais para nos ajudar a sobreviver a um momento difícil.
- Distanciamento emocional - Permanecemos indiferentes ao que está acontecendo e impedimos que a angústia controle nossas ações.
- Fuga e evasão - Negamos a existência de estresse como resposta de enfrentamento.
- Aceitação radical – Recorremos à autoaceitação incondicional para se adaptar às adversidades.
- Reavaliação positiva - Procuramos encontrar a resposta na luta e dela crescer.
- Solução estratégica de problemas - Implementamos estratégias específicas focadas em soluções para superar os momentos difíceis e redirecionar nossas ações.
É importante observar que as estratégias voltadas para o distanciamento e fuga se durarem por muito tempo podem trazer outros tipos de sofrimento.
Qual destas estratégias você geralmente utiliza para lidar com os problemas da vida?
Trabalhe seus pensamentos, emoções e comportamentos de acordo com a estratégia que mais funciona com você para que este desafio que está vivendo te torne ainda mais forte.
Se quiser saber mais sobre saúde mental acesse aqui.
Um abraço
Lucinê Costa e Silva – Psicóloga
CRP04/22623
Conteúdo relacionado
Para Que Serve A Psicoterapia?
Uma reflexão sobre psicoterapia, a partir da abordagem da Gestalt-terapia, para quem deseja iniciar esta viagem para dentro de si mesmo, mas ainda têm dúvidas.... continue lendo
Encontrar O Sentido Da Sua Vida Pode Alterar A Forma De Viver O Sofrimento
Encontrar o sentido da vida é aprender a viver de outra maneira. O sofrimento, de certo modo, fica mais leve no momento em que se encontra nele um sentido.... continue lendo
Sua Saúde Mental Merece Ser Cuidada Todos Os Dias
Ebook com seis estratégias para você cuidar bem de sua saúde mental todos os dias.... continue lendo
Comunicar Bem Protege A SaÚde Mental
A comunicação é um dos fundamentos das relações humanas. A forma como nos comunicamos pode trazer prejuízos para a saúde mental.... continue lendo
Memento Mori
Na Roma Antiga quando um general voltava vitorioso, era recebido em festa na cidade. Ao seu lado um soldado falava a todo tempo \\"Memento Mori\\", ou sej... continue lendo
2020 Entre Lutos E Renascimentos
A proposta deste pequeno texto é apresentar um modelo teórico de vivência de luto e apontar alguns recursos que podem ser úteis na travessia em direção a um ren... continue lendo
Feliz 2021!
Gosto muito do mito da Fênix, que renasce das cinzas. Nada mais esperançoso que renascer com força total quando em nós tudo se faz cinza, sem vida.... continue lendo
Rejeição
A Rejeição causa dor, talvez seja um dos sentimentos mais difíceis de superar. É preciso conhecer nossas vulnerabilidades.... continue lendo
Do Que Você Tem Medo?
Você não cria nada se sentir medo, pois o medo é contrário, você tem que se arriscar.... continue lendo
Fim De Ano!
Um ano atípico, repleto de desafios e também de muita superação!... continue lendo
Frustração
A Frustração pode nos levar a ter sérios problemas ao nível do bem-estar físico e psicológico.... continue lendo
Sentir Culpa Tem Sua Importância!
O sentimento de culpa é natural em qualquer pessoa. Todos vamos experimentá-lo ao longo da vida... continue lendo