Pensar demais é o que acontece nas noites que você não consegue dormir lembrando de erros que cometeu no passado. É se preocupar sobre coisas que podem nunca acontecer.

É imaginar situações nas quais suas falhas são sua pior realidade. É aquela voz de crítica que faz você duvidar de suas capacidades e de tudo ao seu redor. Pensar demais é o desejo e a necessidade de controlar as coisas quando há uma percepção que as coisas controlam você.

Pessoas que pensam demais geralmente tem expectativas irrealísticas sobre o sucesso.

E viver desta forma é exaustivo demais! Tanto do ponto de vista físico quanto emocional. O cérebro nunca diminui o ritmo. Os psicólogos chamam este pensar ininterrupto de Ruminação.

Quer diminuir isso e pensar de forma menos exaustiva?

1- Preste atenção quando estiver pensando demais. A maioria das pessoas nem percebe isso.

2- Desafie os pensamentos, antes de acreditar fortemente nas consequências catastróficas que você imaginou. Busque outros pensamentos que dão uma solução não catastrófica e mais real para a situação.

3- Foque na solução do problema. Ao invés de se perguntar “Por que?”, pergunte-se “O que posso fazer?”

4- Delimite um tempo para reflexão. Estudos mostram que 20 minutos são suficientes para planejar o que se pode fazer de prático.

5- No seu dia a dia, busque focar seus pensamentos no presente, tirando-os do passado ou futuro. Conhece as práticas de Mindfulness?

6- Falar para você mesmo parar de pensar sobre determinado tópico fará com que você pense mais e mais sobre ele! Permita-se refletir, mas enriqueça sua rotina com conversas com amigos, atividades físicas, passeios.

7- Procure um especialista. Conversar com um psicólogo promove entendimento sobre a função que as ruminações têm em sua vida e porque você funciona desta forma. E é um acompanhamento personalizado para que você atinja a mudança e passe viver de forma mais leve e menos exaustiva.


Ver mais artigos publicados por Renata Semensato Pereira De Godoy


Conteúdo relacionado