Responsabilidade afetiva é querer e se responsabilizar pelo sentimento e pela expectativa que você cria em outro coração. É saber se colocar no lugar do próximo, entender o que ele espera de você, e retribuir porque é o que você também quer. 

Tem gente que engana alguém para satisfazer suas próprias vaidades, para dizer que conquistou, para passar o tempo, para se autoafirmar, para inflar o ego, para se validar frente aos amigos. Por desejo de ser desejado, ou por imaturidade.

Responsabilidade afetiva é dizer o que sente, quando sente. Ou seja, não fingir desinteresse e nem fingir ter interesse por apenas sedução. É podar a paranóia do outro ao notar que a expectativa dele está além do esperado.

O resultado desse jogo é um placar onde a pessoa conquistada perde e perde feio. Perde tempo e perde a confiança em si mesmo. Acha que o erro é com ela, se sente culpada e acha que não deu certo porque ela não se esforçou, não se encaixou, não se doou o suficiente.

Não há nada errado em querer algo casual, apenas vamos deixar claro nossas intenções para ter conosco pessoas alinhadas com o nosso interesse. 


Ver mais artigos publicados por Dalila Moreira


Conteúdo relacionado