A nossa mente consciente é responsável por apenas 10% das nossas decisões. 90% é inconsciente. Então a gente pensa que está tomando decisão lógica, quando na verdade, está apenas sendo reativo a uma situação que aconteceu há dez anos atrás.
Aquele trauma que você pensou que era bobeira e que com o tempo passaria.

É um grande equívoco pensar que os traumas passam com o tempo, sem que nada seja feito a respeito. Sinto muito dizer, mas isso não acontece.

Então, passam dez, quinze, vinte anos e você nem lembra mais que aquilo aconteceu. Até que algo começa a dar errado. A vida fica empacada. O mesmo tipo de situação volta a acontecer. As pessoas que você quer mais distância são as que você mais atrai.

As coisas se repetem até que você resolva olhar para o que precisa ser visto. Algo e se a sendo excluído e precisa de inclusão.

Do contrário, a repetição se agrava, vira um sintoma. Se não for cuidado, o sintoma vida uma doença. E o resto dessa sequência você já pode imaginar.

O que fazer então?
Cuidar do que precisa ser cuidado. Nutrir o que precisa ser nutrido. Desistir de se apegar ao que está te machucando. Para isso, revivemos a situação de um lugar seguro, na nossa mente. Só que agora, sob uma nova perspectiva. Com um olhar mais maduro e consciente. Acredite, você consegue.
Falo que se fomos capazes de sobreviver ao fato ocorrido anos atrás, com menos experiência e menos recursos, agora seremos capazes de curar essas feridas.

Nesta foto, estou tirando algumas recordações da caixa. Mergulhar no subconsciente é isso. Visitar aquele porão empoeirado. Abrir caixas que não lembrávamos mais que existiam, mas que continuam nos influenciando. Lançamos luz na escuridão. Limpamos tudo e descobrimos que no meio da bagunça, havia tantos recursos que não estávamos usando. Crescemos e nos fortalecemos nesse processo. Vejo que esse é um movimento de tomar a nossa potência.

Uma vez nutridos, podemos seguir olhando para a vida com mais confiança e leveza. Dói chegar a este ponto. Mas essa dor passa e o que vem depois é realmente libertador.

Instagram: @souvivianelopes

#life #psicologia #psicologiaonline #psicoclique #amor #traumas #paz #harmonia #espiritualidade

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e atividades ao ar livre

Ver mais artigos publicados por Viviane Lopes


Conteúdo relacionado