Atenção, esse texto não é para crianças. Se tiver coragem leia. Creio que vale a pena. Postei para eu ler todos os anos.

*

Relacionamento para mim tem a ver com escolha e não com gostar. Porque eu gosto mesmo é de tapioca com carne seca. Para ficar junto, a gente precisa de algo além do gostar. Precisa de coragem, de desejo, de uma força que une nossos destinos pelo tempo que durar.

*

Relacionamento pra mim não começa com amor. Porque ninguém toma a decisão de viver junto com alguém movido pelo amor. Isso é conversa fiada. Desejo sim, talvez paixão, força do destino? Sem dúvida. Amor mesmo vem no dia a dia da batalha. Quando um zela pelo outro, no respeito e na cumplicidade. Amor vem quando você está no pior momento da sua vida, às vezes, entre a vida e a morte, mas o outro está lá para te apoiar. Amor é tomar o outro exatamente como é, seu destino e sua origem, sem querer mudar nada. É coisa rara.

*

Relacionamento para mim não tem a ver com casamento. Casamento é um contrato social. Relacionar é muito além disso. É estar junto para o que der e vier. Ficar mesmo querendo botar uma mochila nas costas e cair no mundo. É servir de espelho para o outro nas suas dores, luzes e sombras. É no relacionar que a gente se vê sem mentiras e vê o outro como é. Antes disso, é só um jogo de bate e assopra (no sentido figurado). Um querendo vestir a máscara que vai agradar ao outro e querendo que o outro mude para ter o prêmio do seu (falso) amor.

*

Relacionamento para mim não tem a ver com controle. Somos livres para ir e vir, mas escolhemos ficar. Se saímos, escolhemos voltar. É saber que cada um precisa do seu tempo e do seu espaço, pra se reconhecer e se nutrir na sua própria fonte. É ter a liberdade de abrir o celular do outro, mas não sentir a necessidade de abrir. É confiar e deixar livre para que o outro viva o que precisa viver. Ao mesmo tempo, é estar com alguém que sabe valorizar isso, sem usar essa liberdade para ter atitudes levianas.

*

Relacionamento para mim, não tem a ver com dependência. Um pode viver muito bem sem o outro. Não existimos para completar alguém. A tampa da panela é invenção. Cada um que venha inteiro para o relacionamento. Sem querer que o outro supra um vazio, ou que lhe faça feliz. É muito pesado ficar com alguém que cobra isso. Pense que bonito é, saber que o outro está com você, mesmo sem precisar de nada que você tenha a oferecer?

*

Relacionamento para mim, não é sobre ser a pessoa perfeita para o outro. É sobre ser a pessoa que escolhe e é escolhida pelo outro. É dizer SIM para o outro e tudo o que vem junto, inclusive a sua ancestralidade e o seu destino. Assim como é receber o SIM do outro, inclusive a minha ancestralidade e o meu destino. Nisso não cabe a perfeição. Cabe a realidade tal como é.

*

Relacionamento para mim não é sobre ser feliz. É sobre caminhar junto para crescer e servir a vida. Na alegria e na tristeza. Com calcinha furada ou lingerie de renda. Com barriga ou sem barriga. Com presente ou sem presente. É ter no outro um lugar para descansar e ser também um lugar de descanso.

*

Relacionamento para mim não é sobre fazer só o que gosta. É sobre dividir responsabilidades. Às vezes, renunciar ao que quer para ter o que precisa. Dar prioridade ao que importa. É zelar pelo o bem estar da família, a começar pelo casal. E quando isso não acontece, ter espaço para falar e ouvir com respeito. Porque sem essas conversas o som fica cheio de ruídos. Esses ruídos, literalmente roem tudo até não sobrar nada. Aí vemos que o amor não supera tudo. Que a relação precisa de equilíbrio no dar e receber das coisas mais banais. Cada um fazendo a sua parte naquilo que precisa ser feito.

*

Relacionamento para mim é troca. E troca precisa de duas pessoas. Não tem relacionamento quando só um ama. Nenhum amor é tão grande para sustentar o relacionamento pelos dois. Nessa troca, de amor, de cuidados, de experiências, cada um soma algo para a relação. E nessa soma, o relacionamento caminha para o mais. Mas a troca também pode caminhar para o menos, se u de nós pisa na bola. Aí quem errou tem que ser humilde para reconhecer o erro e buscar uma reparação. Se a reparação não é possível, aguenta o troco, não com a mesma moeda, mas um pouquinho menos.  Assim ninguém fica na posição de vítima nem de vilão. A gente fica em pé de igualdade e com equilíbrio a gente pode retomar o caminho para o mais.

*

Relacionamento para mim não é só sexo. Ele pode ou não acontecer. E se acontecer, tem que ser com respeito ao corpo e a alma de ambos. Não tem a ver com a performance dos filmes pornôs. Tem a ver com entrega, confiança e troca mútua de prazer. No sexo se toca muito mais do que o corpo, toca o Ser. Se ganha muito mais do que o gozo, ganha-se um espaço na história de alguém para toda a vida. Sexo é vínculo. É estar no corpo e sair dele ao mesmo tempo. É alma, prazer e transcendência. É de fato, entrar em alguém e dar um lugar eterno em nosso coração.

*

O relacionamento para mim, não vem pronto como nos contos de fadas, amadurece com os dois. Se constrói aos poucos, nas escolhas diárias e dura pelo tempo que durar.  Não é coisa para a criança. É coisa de adulto. Crianças não sustentam um relacionamento porque não podem se responsabilizar pela própria vida. Adultos sim, podem bancar suas escolhas. Podem pagar o preço de ir ou de ficar. Adultos podem suportar a dor do crescimento. Que, muitas vezes, vem com a desilusão de que as coisas não são como você imaginava e mesmo assim, a gente escolhe ficar junto.

*

Não sei se você concorda com tudo o que eu disse nesse texto. Talvez algumas coisas tenham feito sentido, outras não. Mas a minha intenção não te convencer, é te fazer refletir. Afinal, o que é relacionamento para você?

*

Autoria

Viviane Lopes


Ver mais artigos publicados por Viviane Lopes


Conteúdo relacionado