https://www.instagram.com/elizabethdias.psicoterapeuta/?hl=pt-br
Texto publicado na Revista Saúde e Viver, 2020. Governador Valadares - MG.
Em toda crise de amplitude e seriedade como a do COVID19, é notório o clima de tensão e ansiedade, todas as pessoas estão em algum nível sofrendo, assustadas e com algum medo. As pessoas que antes da pandemia, já apresentavam a ansiedade mais acentuadas e/ou outras doenças mentas tendem a um sofrimento ainda maior. No entanto, pessoas sem historia de transtornos mentais também podem desenvolvê-lo, a pandemia pode ser um fator desencadeante. A mudança drástica na rotina também nos afeta emocionalmente.
Somos corpo, alma/emoções e espirito, por isso, para estarmos em equilíbrio, precisamos aprender a identificar e atender as nossas necessidades, nesses três aspectos. Nesse período de sofrimento, COVID 19, muitos são os desafios para manter-se em equilíbrio, porém algumas atitudes simples podem contribuir. Seguem algumas orientações:
- Evite excessos de informação, especialmente em veículos sensacionalistas. Busque informações em fontes oficiais e autoridades no assunto. As informações mais relevantes são: como agir para prevenção. Desconecte - se um pouco das noticias e ouça suas musicas preferidas.
- Continue os cuidados com seu corpo: uma boa alimentação, hidratação suficiente, exercícios físicos (se possível), atividades para relaxar e etc.
- Evite os excessos: álcool, drogas, medicamentos, açúcares e etc.
- Aproveite o tempo livre: estude em casa ou online, leia, brinque com as crianças, veja bons filmes, documentários e series. Tente ter uma rotina razoavelmente organizada mas também prazerosa.
- Mantenha o contato com as pessoas queridas, utilize o WhatsApp, demais redes sociais e o telefone. Diminuindo assim a angustia e solidão.
- Permita - se expressar, falando, chorando, escrevendo e etc. Se necessário peça a ajuda de alguém de confiança.
- Na medida do possível, continue os tratamentos que estiver fazendo. Não pare sua psicoterapia, dê continuidade online se necessário for.
- Alimente sua fé, a fé produz paciência e resiliência. Tenha como prioridade, um tempo reservado para atividades que cultivam a fé.
- Lembre - se: como todas as crises, vai passar.
- Seja paciente e amoroso (a) como você e com as outras pessoas, está difícil para todos, mas, precisamos não apenas sobreviver, e sim, viver essa fase da melhor maneira que for possível.
Conteúdo relacionado
Transtornos De Ansiedade: O Mal Desse Início De Século.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2017, o Brasil foi destaque mundial em transtornos de ansiedade, 23% dos brasileiros apresentaram algum tipo..... continue lendo
Comunicação Não Violenta
A comunicação verbal pode ser violenta, ou seja, sem empatia, desrespeitosa e agressiva com as outras pessoas...... continue lendo
Plantão Psicológico: Prática Terapêutica Dos Tempos Modernos
Texto fala sobre plantão psicológico enquanto prática terapêutica.... continue lendo
O Luto Adiado Por Morte De Ente Querido.
O texto fala sobre não aceitar o momento de luto... continue lendo
O Luto Pela Covid-19
O diferente luto por corona vírus... continue lendo
Sobre A Mentoria - Seus Dons No Mundo
Acredito que um serviço ou produto é a extensão de quem nós somos. Por isso, esta mentoria recebeu o nome de ‘Seus Dons No Mundo’. Dons são habilidades naturais... continue lendo
Sobre O Curso Essencial
É com muita alegria que trago ao mundo o meu mais novo filho, o ESSENCIAL - um curso de marketing com propósito. Nesse curso apresento os elementos para uma com... continue lendo
O Que é Relacionamento Para Você?
Atenção, esse texto não é para crianças. Se tiver coragem leia. Creio que vale a pena. Postei para eu ler todos os anos.... continue lendo
Curando As Feridas Do Passado
s coisas se repetem até que você resolva olhar para o que precisa ser visto. Algo e se a sendo excluído e precisa de inclusão.... continue lendo
Atendimento Online Regulmentado
Conselho Federal de Psicologia... continue lendo
Ansiedade
Ansiedade... continue lendo
Para Que Serve Um Psicólogo?
Para que serve um Psicólogo?... continue lendo