https://www.instagram.com/elizabethdias.psicoterapeuta/?hl=pt-br

Texto publicado na Revista Saúde e Viver, 2020. Governador Valadares - MG.

Em toda crise de amplitude e seriedade como a do COVID19, é notório o clima de tensão e ansiedade, todas as pessoas estão em algum nível sofrendo, assustadas e com algum medo. As pessoas que antes da pandemia, já apresentavam a ansiedade mais acentuadas e/ou outras doenças mentas tendem a um sofrimento ainda maior. No entanto, pessoas sem historia de transtornos mentais também podem desenvolvê-lo, a pandemia pode ser um fator desencadeante. A mudança drástica na rotina também nos afeta emocionalmente.

Somos corpo, alma/emoções e espirito, por isso, para estarmos em equilíbrio, precisamos aprender a identificar e atender as nossas necessidades, nesses três aspectos. Nesse período de sofrimento, COVID 19, muitos são os desafios para manter-se em equilíbrio, porém algumas atitudes simples podem contribuir. Seguem algumas orientações:

  • Evite excessos de informação, especialmente em veículos sensacionalistas. Busque informações em fontes oficiais e autoridades no assunto. As informações mais relevantes são: como agir para prevenção. Desconecte - se um pouco das noticias e ouça suas musicas preferidas.

  • Continue os cuidados com seu corpo: uma boa alimentação, hidratação suficiente, exercícios físicos (se possível), atividades para relaxar e etc.

  • Evite os excessos: álcool, drogas, medicamentos, açúcares e etc.

  • Aproveite o tempo livre: estude em casa ou online, leia, brinque com as crianças, veja bons filmes, documentários e series. Tente ter uma rotina razoavelmente organizada mas também prazerosa.

  • Mantenha o contato com as pessoas queridas, utilize o WhatsApp, demais redes sociais e o telefone. Diminuindo assim a angustia e solidão. 

  • Permita - se expressar, falando, chorando, escrevendo e etc. Se necessário peça a ajuda de alguém de confiança.

  • Na medida do possível, continue os tratamentos que estiver fazendo. Não pare sua psicoterapia, dê continuidade online se necessário for.

  • Alimente sua fé, a fé produz paciência e resiliência. Tenha como prioridade, um tempo reservado para atividades que cultivam a fé.

  • Lembre - se: como todas as crises, vai passar.                                                                                                                         
  • Seja paciente e amoroso (a) como você e com as outras pessoas, está difícil para todos, mas, precisamos não apenas sobreviver, e sim, viver essa fase da melhor maneira que for possível.

     

 


Ver mais artigos publicados por Elizabeth De Oliveira Dias


Conteúdo relacionado