https://www.instagram.com/stories/highlights/17855105291142401/     https://www.instagram.com/stories/highlights/17855105291142401/

O luto é uma tristeza por uma perda de uma pessoa querida. É crucial se permitir experenciar o luto para conseguir superá-lo. A dor do luto não deve ser ocultada e acontece quando há uma ligação com alguém que se foi. O luto é uma experiência individual e deve se aceitar o período de superação de cada um.

 

A demonstração do luto pode ser fisicamente como choro e emocionalmente como o desânimo, a ira, a culpa ou simplesmente sentir um enorme vazio. Também, há quem expresse pouco esses sintomas. Evidenciar para os outros a dor, pouco ou nada, não quer dizer que o indivíduo não esteja sofrendo. Pode ser que prefira esconder o seu sofrimento do outro, até mesmo para transmitir força para os demais familiares, e optou manifestar a sua angústia quando estiver sozinho.

 

 O luto adiado é quando se tenta fugir do sofrimento. O indivíduo não vivencia a sua angústia, maquiando a sua dor, que certamente será exteriorizada vigorosamente em algum momento. À medida que se adia o luto, ele poderá se manifestar de forma inesperada. Não há tempo certo para a dor se manifestar, podendo emergir meses ou até mesmo anos após a perda da pessoa amada.

 

 

Pensar na sua ligação com o ente querido e admitir seus sentimentos são os princípios básicos para superar esta espécie de luto. Não tenha medo de sentir a falta e a tristeza. Elas são elementos essenciais para compreender que o processo de luto é um trabalho de ajustamento sem a presença de quem se foi. É nada mais que criar uma nova realidade.


Ver mais artigos publicados por Paula Malaquias


Conteúdo relacionado