https://www.instagram.com/flaviaoliveira_psicologa/

 

Plantão Psicológico: Prática terapêutica dos tempos modernos

As primeiras ações de Plantão Psicológico surgiram por volta de 1969, quando o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), decidiu dar vazão à lista de espera na clínica escola e dar o encaminhamento às pessoas que procuravam o pronto atendimento. Desde então, as Universidades passaram a oferecer este serviço como uma alternativa para quem não pode esperar, mas o que tem se notado é que o Pronto Atendimento Psicológico ou Plantão Psicológico em si, em muitos casos, já é terapêutico.

O fato é que os tempos mudaram e a hoje em dia nem todas as pessoas que procuram um Psicólogo querem ou precisam de um tratamento psicoterápico. Às vezes o que a pessoa procura é somente um espaço para ser ouvida com empatia e sem julgamentos, sobre o momento que está atravessando. Neste contexto, o Pronto Atendimento ou Plantão Psicológico cabe como uma prática contemporânea de intervenção Psicológica baseada na ética: acolhimento, empatia e autenticidade são peças fundamentais para esta intervenção que é sim terapêutica, mesmo sendo de curta duração.

Contardo Calligaris, em seu livro “Cartas a um jovem terapeuta” lista algumas características ou traços de caráter, como ele diz, que são importantes para um terapeuta. Na íntegra:

 

“Esta carta deveria tratar dos traços de caráter que eu procuraria em quem quisesse se tornar psicoterapeuta. Não sei decidir a ordem, mas todos estes eu gostaria de encontrar:

1) Um gosto pronunciado pela palavra e um carinho espontâneo pelas pessoas,

por diferentes que sejam de você....

2) Uma extrema curiosidade pela variedade da experiência humana com o mínimo

possível de preconceito.”

Tendo em vista estes dois pontos colocados por Calligaris, percebemos o quanto o Pronto Atendimento é um Serviço, uma Intervenção Psicológica e Terapêutica, que visa acolher de maneira empática e com escuta qualificada quando a pessoa precisa de ajuda. O resultado desta intervenção pode ser tanto o alívio pontual de alguma situação emocional específica, o encaminhamento para Psicoterapia, ou até mesmo a prevenção, através da orientação ou psicoeducação, de qualquer situação futura desafiante para o indivíduo.

Desta forma, o Pronto Atendimento /Plantão Psicológico é uma prática contemporânea, mais flexível, que se firma como uma alternativa terapêutica onde o Psicólogo, baseado na ética, se disponibiliza a acolher o momento presente da pessoa que o procurou e através de escuta qualificada e ativa, auxilia a pessoa a se expressar e a ampliar a visão de si mesma e de seu pedido de ajuda, sendo assim um momento terapêutico.


Ver mais artigos publicados por Flávia De Oliveira G. A.


Conteúdo relacionado